[Notícia] Acari é alvo do Batalhão da PM que mais mata no Rio

Luiz Costa – Redação UàE – 16/03/2018

41º Batalhão da Polícia Militar denunciado por Marielle é o que mais mata no Rio de Janeiro.

No último sábado Marielle  Franco denunciava execuções do 41º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Acari. Em constante clima de terror e violência, o batalhão que mais mata no Rio teria executado dois jovens e jogado os corpos em uma vala. Nesta quarta-feira, a vereadora foi perseguida por um carro que disparou nove tiros em seu veículo, quatro em sua cabeça, matando ela e seu motorista, Anderson Gomes.

Denunciado publicamente por Marielle, de 2011 até agora, o 41º BPM matou cerca de 567 pessoas. O batalhão, criado em 2010 pelo então secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, é responsável pelos bairros de Irajá, Pavuna, Vicente de Carvalho e Costa Barros. O Bairro Acari faz limite com os bairros Pavuna, Costa Barros, Coelho Neto, Parque Colúmbia e Irajá. Os policiais do 41º BPM foram autores de 41% das mortes violentas que aconteceram naquela região, em janeiro deste ano.

“Precisamos gritar para que todos saibam o está acontecendo em Acari nesse momento. O 41° Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari. Nessa semana dois jovens foram mortos e jogados em um valão. Hoje a polícia andou pelas ruas ameaçando os moradores. Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, denunciou Marielle poucos dias antes de sua execução.

Leia também: O momento da construção do consenso só ocorre lá onde não é preciso mais escancarar a repressão. A resposta precisa ser tão grande quanto foram a vida e as lutas de Marielle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *