Clarice Alves – Redação UFSC à Esquerda – 10/10/2022
A direção do restaurante universitário (RU) da UFSC anunciou que a partir do dia 7 de novembro deste ano o acesso se dará exclusivamente através do cartão, conforme a Portaria nº 07/2022. Até o dia 06 de novembro a comunidade universitária ainda poderá fazer as refeições por meio de passes impressos e por cartão, sendo que a quantidade de passes disponíveis para a venda diminuirá gradualmente ao longo do mês de outubro. A mudança se estende aos restaurantes dos demais campi.
A mudança se justifica com argumentos de praticidade, economia e modernização do acesso ao restaurante. De acordo com a notícia divulgada pelo site da Universidade, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Simone Sobral Sampaio, apontou que “além de agilizar a entrada no RU, a universidade eliminará as despesas com a venda de passes e o transporte de valores, ambos feitos por empresas contratadas para estes fins”.
Nos próximos dias, as catracas do RU estarão configuradas para aceitar o acesso via cartão. Estudantes da universidade, servidores técnicos-administrativos, docentes, membros da comunidade de estudantes indígenas, trabalhadores terceirizados, participantes de eventos e excepcionalmente um público variado formado por dependentes menores de 12 anos e seus responsáveis poderão acessar o restaurante. A quantidade de refeições permitidas por dia permanece, sendo possível almoçar e jantar.
O cartão de acesso será de uso exclusivo e intransferível dos usuários. Para aqueles que não o possuem, pode ser obtido no Setor de Emissão de Cartões do RU ou através de solicitação no site do Restaurante Universitário. De acordo com a Portaria, “excepcionalmente a Direção do RU no campus sede ou os Diretores Gerais nos demais campi poderão autorizar o acesso por outro meio de controle.”
Passo a passo para recarregar os passes no cartão
Os créditos no cartão precisarão ser pagos em banco, e para isso o usuário deverá emitir uma “Guia de Recolhimento da União” (GRU), descrita no site do Restaurante Universitário.
Após a seleção da quantidade de passes que o usuário irá comprar, a emissão da GRU pode ser efetuada no site (“gerar GRU”). Caso o valor final da compra seja de até R$50,00 reais, o pagamento pode ser feito nas agências do Banco do Brasil. Acima de R$50,00 reais, qualquer banco poderá ser utilizado desde que se atente para a data de vencimento da GRU. Mediante a quitação, a recarga será feita no cartão no prazo de três dias úteis e será de uso exclusivo do titular do cartão de acesso.
Durante o período de transição da recarga por passes impressos para a recarga por meio eletrônico, um crédito de dez refeições será dado por antecipação na conta.
Devolução de créditos
De acordo com a Portaria, nas seguintes situações o saldo do cartão poderá ser devolvido ao usuário:
“I – No caso de servidores: aposentadoria, exoneração, demissão, redistribuição, cessão, fim do contrato de trabalho e licenças superiores a 1 ano; II – No caso de discentes: conclusão da graduação ou da pós-graduação, desistência, transferência, trancamento e jubilamento; III – Para os demais tipos de usuários: ao perder o vínculo com a UFSC. § 1º Se em até 5 (cinco) anos, após o usuário perder o vínculo com a UFSC, não for solicitado a devolução do valor, considerar-se-á prescrito o direito da devolução.”
Confira abaixo o cronograma de compra de passes impressos que poderá ser adquirido por usuário:
[3/10 a 7/10/2022] Até 28 passes impressos;
[10/10 a 14/10/2022] Até 14 passes impressos;
[17/10 a 6/11/202] Até 2 passes impressos por dia.