Amanda Alexandroni – Redação UFSCàE – 08/09/2022
Imagem: Divulgação APG
A Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG) irá organizar um espaço ampliado na próxima segunda-feira (12) às 19h para discutir a proposta de implementação de aulas remotas permanentemente e seu significado para o futuro da Pós-Graduação. O encontro irá ocorrer no Centro de Convivências, em frente à sede da entidade.
Em junho deste ano foi apresentada uma Resolução Normativa na Câmara de Pós-Graduação (CPG) que busca instituir de forma permanente o Ensino Híbrido na pós Stricto Sensu. Uma das representantes da APG na CPG pediu vistas do processo, tendo em vista a necessidade de ampliar o debate desta política com a comunidade universitária, sobretudo, os discentes diretamente afetados por ela.
Por parte da entidade já havia sido realizado um debate sobre as aulas remotas na pós, com os professores Mauro Titton e Adriana D’Agostini, ambos do Centro de Ciências da Educação (CED). Os professores apresentaram diversos elementos sobre o impacto dessa política para o processo ensino-aprendizagem, desmontando as falácias que têm sido utilizadas para sustentar a política de hibridização da pós. O evento pode ser conferido na íntegra no canal do Youtube da APG.
Já o espaço desta próxima segunda-feira (12/09) tem como proposta discutir de forma mais ampla o significado dessa política com a Pós-Graduação, promovendo uma articulação entre os debates que têm sido feitos sobre o tema na entidade e a base da pós-graduação. O evento também está aberto à participação de professores, estudantes da graduação e técnicos interessados no debate.
Por parte da reitoria, após insistência da APG na necessidade de ampliação do debate sobre a normativa em questão, será organizado um evento organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) na próxima quinta-feira às 9h na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria I.
A entidade tem postado alguns textos com debates sobre o tema em sua página do instagram, confira.