[Notícia] APG promove mesa de análise de conjuntura sobre as perspectivas futuras de luta na universidade: “ensino remoto: futuro da pós-graduação?”

Júlia Vendrami – Redação UFSC à Esquerda – 07/10/2022

Após a deliberação contrária ao parecer de vistas da Associação de Pós-Graduandas(os) lido na semana passada na Câmara de Pós-graduação (CPG) da UFSC, hoje (06/10), foi aprovada em sessão a Resolução Normativa que dispõe sobre o ensino híbrido na pós. Pela primeira vez a sessão foi transmitida ao vivo pelo Youtube, e para conferir a discussão basta clicar aqui. Agora, o próximo passo será a tramitação da normativa no Conselho Universitário (CUn), instância superior de deliberação da Universidade em matéria de ensino, pesquisa e extensão. 

Para saber mais sobre a tramitação, leia: [Notícia] Aprovada a Resolução Normativa sobre o ensino híbrido na CPG; normativa será tramitada agora no CUn

Dando continuidade às mobilizações em torno da pauta das aulas remotas, a Associação de Pós-graduandos da UFSC (APG) está convidando a comunidade universitária para uma mesa de análise de conjuntura com a participação de Célia Vendramini (UFSC) e Allan Kenji (UNICAMP). 

O evento intitulado “ensino remoto: futuro da pós-graduação?” acontecerá na próxima segunda-feira (10/10) às 13h30 no auditório da reitoria da UFSC. O convite é para estudantes, professores, técnicos e demais que queiram comparecer.

De acordo com a entidade, com o aprofundamento dos cortes orçamentários que as universidades estão submetidas há quase uma década, vivenciamos um processo de precarização, em sua estrutura física e condições insuficientes de permanência. Junto com a escassez que corrobora para enfraquecer a capacidade da instituição de ensino em manter seu nível de excelência, a incluir suas atividades de pesquisa e extensão, acompanhamos a transformação cada vez mais acelerada do ensino presencial em ensino a distância. Propostas como a Resolução Normativa que pode inserir permanentemente o ensino híbrido na Pós-graduação nos deixam alertas para as mudanças no projeto político da universidade que tem sido pouco discutidas com nossa comunidade.

Célia Vendramini é professora Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Centro de Educação (CED). Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Pesquisa trabalho, migração e escolarização; reprodução social e educação; movimentos sociais e educação; educação do campo.

Allan Kenji é doutor em Educação pela UFSC e bolsista de pós-doutorado da FAPESP na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) e professor da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra. Pesquisa os temas: educação superior, ensino superior, universidade e políticas públicas em educação. Sua pesquisa atual aborda as plataformas digitais e Edtech na educação básica.

Para mais informações acesse o site da APG ou a página de Instagram

O que? [análise de conjuntura] ensino remoto: futuro da pós-graduação?
Quando? 10 de outubro, segunda-feira, às 13h30
Onde? No auditório da Reitoria da UFSC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *