Imagem: Espaço destinado à praça da tecnologia. Foto: Arquivo UFSC à Esquerda
Beatriz Costa – Redação UàE – 26/09/2018
A Direção do CTC publicou em sua página um relato sobre a reunião que ocorreu no final de agosto para debater com os estudantes, entre outros assuntos, a questão da Praça da Tecnologia. A reunião foi proposta pela Direção depois do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb UFSC) iniciar uma campanha contra a pavimentação do espaço da Praça da Tecnologia, que hoje serve como estacionamento privativo para os professores e técnicos do CTC.
Devido à argumentação dos estudantes nesta reunião, a Direção do CTC suspendeu o projeto de colocação de lajotas na área e iniciou tratativas com o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) para definir possibilidades de ocupação que contemplem a área prioritária para a praça, se possível associada a área de convivência/estudos para os alunos, e área de complementação do prédio do Departamento de Informática e Estatística (INE), que também faz parte do projeto de ocupação do espaço pelos planos da UFSC.
Ficou acordado que uma nova reunião seria realizada ainda neste semestre e a Direção do CTC se comprometeu a estudar o assunto e propor alternativas. A reunião não gerou mais encaminhamentos. Neste momento, torna-se importante o apoio de outros grupos de estudantes, como os Centros Acadêmicos, para que essa reivindicação histórica do movimento estudantil seja finalmente atendida, melhorando o ambiente do CTC e a qualidade de vida das pessoas que frequentam esse espaço diariamente.
Leia também: [Debate] Estacionamentos ou Praças, qual Campus queremos?