Maria Alice de Carvalho – Redação UFSC à Esquerda – 08/03/2023
Os estudantes da Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina (Udesc) vêm debatendo a questão da permanência estudantil na universidade e buscando construir estratégias de luta para garantir uma permanência universitária de fato.
Durante o ano de 2022, os estudantes da Udesc travaram uma importante luta pelo acesso universal ao Restaurante Universitário (RU), uma das principais políticas de permanência que alcança hoje a maioria dos estudantes nas universidades públicas do país.
Leia também: Sem subsídio da reitoria, RU da Udesc reabre a R$12
Agora em 2023, os estudantes seguem avançando nesse debate e disputam politicamente com a reitoria questões relacionadas às bolsas e auxílios estudantis. Frente a isso, o Diretório Central dos Estudantes – Antonieta de Barros (DCE/Udesc) convoca todo o corpo estudantil para uma Assembleia Geral dos Estudantes na próxima quinta-feira (09), às 17h.
A pauta da Assembleia é justamente sobre reunião com a reitoria sobre as políticas de permanência. O DCE/Udesc marcou uma reunião com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc (PROEX) para levar as demandas de permanência estudantil e busca, agora, debater e construir com todos os estudantes quais as atuais problemáticas e quais horizontes que querem construir para as políticas de permanência.
A Assembleia ocorrerá de forma híbrida, via plataforma Jitsy com transmissão nos campi da Udesc. Os locais confirmados devem ser divulgados pelo DCE em suas redes sociais nas próximas horas. Essas informações podem ser conferidas também com os Centros Acadêmicos (CAs).
É de suma importância que a grande maioria dos estudantes se mobilize e se faça presente para debater de forma coletiva a permanência estudantil e seu significado na universidade pública.