Foto: arte retirada da página de Facebook “Frente pela Educação de Qualidade”
Maria Alice de Carvalho – Redação UàE – 14/09/2020
Hoje, 14 de setembro, está sendo chamado dia nacional de luta contra o ensino remoto nas Universidades Públicas brasileiras. O chamado foi realizado a partir de uma reunião na qual estiveram presentes diferentes movimentos que têm se conformado nas universidades do país nesse período de implementação do “novo normal” no ensino superior.
Frente à isso, a Frente pela Educação de Qualidade (FEQ) está construindo esse dia de mobilização na UFSC e convidando toda a comunidade universitária a estar presente na organização deste dia. Confira o chamado:
“A Frente pela Educação de Qualidade convida a todas e todos da comunidade para participar do dia nacional de luta contra o ensino remoto nas Universidades brasileiras. O chamado foi realizado a partir de uma reunião nacional com diversos movimentos contra o ensino remoto que estão ocorrendo nas universidades do país. Aderimos a esse chamado também aqui na UFSC, a qual nesse momento passa pelas suas primeiras semanas de retomada do semestre letivo de forma remota. Que possamos organizar coletivamente a nossa insatisfação com a precarização de nossa universidade e lutar nacionalmente em defesa da educação!
Além dessa modalidade de ensino que destrói nossa formação universitária, o país e o estado de Santa Catarina enfrentam também pressões para o retorno das aulas presenciais nas escolas de Ensino Básico, que aparece para levar as vidas de nossas crianças e professores em nome do “novo normal”. Sabíamos como o retorno remoto mudaria o clima da cidade, dando a impressão de que as coisas haviam voltado ao normal mesmo e empurraria as escolas da região a retornar presencialmente para que os pais pudessem retornar ao trabalho. E agora isso se materializa.
Portanto, no dia 14/09, construiremos juntos um dia de luta para manifestar a favor de uma educação de qualidade e pela vida de nossa classe, que enfrenta cotidianamente o medo da morte e do desemprego!”
O início da concentração está marcado para às 14h00, em frente ao Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE).