Imagem: Chamado de atos de 07/04/2021. Fonte: Sindsaúde.
Leila Regina – Redação UFSC à Esquerda – 07/04/2021
Hoje, 07/04, é celebrado o Dia Mundial da saúde. No Brasil este dia é marcado pela defesa do Sistema Único de Saúde – SUS. Em um contexto em que as mortes por Covid-19 já ultrapassaram as 4mil diárias, os profissionais da saúde fazem deste mais um dia de luta. Outras categorias e sindicatos também se juntam a estas mobilizações em defesa das condições de trabalho daqueles que estão na linha de frente e pela defesa da vida.
O Fórum Catarinense em defesa do SUS e Contra as Privatizações convocou um ato unificado em frente à Casa da Agronômica em Florianópolis, às 9h. Entre as reivindicações estão o lockdown; a garantia de emprego e renda; e a agilidade no Plano Nacional de Vacinação. Além disso o Fórum promove colocação de faixas em várias regiões da cidade a partir das 18h45.
O SindSaúde/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Florianópolis) aderiu e convocou seus trabalhadores para a participação em atos unificados em Florianópolis, Lages (em frente ao hospital Tereza Ramos) e Joinville (em frente ao Hospital Regional.
O SINTUFSC (Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina) aderiu ao ato em frente a casa da agronômica e participou dele dando seguimento a ação de colocação de cruzes em homenagem aos mortos pelo coronavírus em Santa Catarina.