Flora Gomes – Redação UFSCàE – 02/06/2023
Imagem: Divulgação do Ato
Em razão das péssimas condições estruturais do Centro de Físicas e Matemáticas (CFM) os Centros Acadêmicos de Química (CALQ), Matemática (CALMA), Oceanografia (CAO) e Física (CALF) têm realizado diversas assembleias. Na última, ocorrida no dia 23/05, os estudantes deliberaram pela realização de um ato para mobilizar toda a universidade e pressionar a reitoria. Será no próximo dia 07/06, quarta-feira, com concentração agendada para às 10h em frente à construção abandonada do prédio administrativo. Os estudantes estão reivindicando acessibilidade, melhorias estruturais e políticas de permanência e acessibilidade.
Com o chamado de “Estrutura e Segurança na UFSC’, estudantes de diversos cursos realizam uma mobilização em frente à reitoria. A concentração será às 10h, com saída para a reitoria prevista para às 10:30, onde um ato será realizado com leitura de uma carta ao reitor, prevista para ocorrer às 14h.
Segundo informações coletadas nas páginas de divulgação do ato, o prédio do CFM, conhecido como “labirinto” devido à dificuldade de percorrer por seus diversos corredores, foi inaugurado na década de 1970 para ser provisório. Já na década de 1990 foi atestada a insegurança do prédio pelos Corpos de Bombeiros. Ou seja, há 30 anos o prédio possui péssimas condições de uso. Foi iniciado um processo de demolição do prédio, mas ele nunca foi totalmente desocupado, e hoje abriga entidades estudantis, biblioteca e projetos de extensão. Os estudantes receiam que a demolição do prédio finde espaços importantes da universidade.
A participação no ato é muito importante não apenas para os estudantes que frequentam o prédio em péssimas condições diariamente. Mas também, outros estudantes, professores e técnicos, pois o CFM expõe as feridas verificadas – em maior ou menor grau – de outros espaços da UFSC. Essa é uma pauta de todos aqueles que lutam pela recomposição orçamentária das universidades públicas e maiores investimentos em infraestrutura.