Maria Alice de Carvalho – Redação UàE – 22/06/2020
Publicado originalmente em Universidade à Esquerda.
Em reunião do Conselho de Graduação (CoG) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na tarde de hoje (22), foi aprovado o cancelamento das atividades acadêmicas presenciais até o final do ano de 2020.
O semestre 2020.1 foi cancelado, por o conselho entender que foi inicialmente ofertado para ser realizado presencialmente. Debates sobre como se dará o semestre 2020.2, e possibilidade de ser realizado de forma remota ou não, ainda serão realizados em próximas reuniões do CoG.
A decisão de cancelamento das atividades presenciais e do semestre 2020.1 será votada ainda pelo Conselho Universitário para ter validade.
A UFSCar é a primeira universidade a ter a decisão, em um de seus órgão deliberativos, de cancelamento do semestre 2020.1. As outras universidade ainda desenham como dar conta desse semestre que se encerraria no próximo mês, adequando-o ao formato a distância, e comprimindo, para isso, também o semestre 2020.2.
Amanhã, dia 23, ocorrerá uma reunião extraordinária do Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (COACE), às 14h, para debater a situação estudantil durante o período de pandemia da COVID-19.