Imagem: Cartaz de divulgação do I Seminário Regional Estado, Economia Política e Educação
Lara Albuquerque – Redação UàE – 05/06/2019
Na próxima quinta e sexta feira acontecerá no auditório da FAED da UDESC o I Seminário Regional Estado, Economia Política e Educação: o fundo público e o empresariamento da educação que está sendo organizado pelo grupo de pesquisa LUTE/UDESC em parceria com outros grupos de pesquisa: GEPETO/UFSC, TMT/UFSC, GEPOOC/UFSC, OTPEF/UFPEL e GEPPES/UNIOESTE.
O seminário contará com importantes pesquisadores marxistas que discutirão a fundo as relações entre Estado, educação, fundo público, desenvolvendo a temática do empresariamento da educação. Confira quem irá compor cada mesa do seminário:
- Dia 06 de junho, às 14:00.
Mesa: Educação, Ideologia e formação da classe trabalhadora
Coordenação da Mesa professora doutora Patricia Laura Torriglia, professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC
Ricardo Lara: Pós doutor pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e doutor pela USP. Atualmente professor no departamento de Serviço Social da UFSC e desenvolve pesquisa sobre análise da ideologia da modernização trabalhista do Brasil. Coordena dois projetos de extensão: Estudos de O Capital e Ciclos de debates sobre o trabalho e Seminários de estudos György Lukács.
Diogo Prado Evangelista: Doutor em Serviço Social pela UFRJ, atualmente é docente na Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri.
- Dia 06 de Junho, às 18:30.
Mesa: Capital, Estado e Economia Política
Coordenação da Mesa: professor da UFPel Giovanni Felipe Ernst Frizzo Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.
Rodrigo Castelo Branco Santos, professor da Unirio, doutor pela UFRJ, coordena o projeto de pesquisa Estado rentista e o novo padrão de reprodução do capital no Brasil neoliberal: auge, crise e decadência do Estado do Rio de Janeiro no século XXI. E o projeto de extensão Gramsci, universidade popular e formação política.
Sofia Pádua Manzano, professora de Ciências Econômicas na UESB, mestre em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena os projetos de pesquisa A desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro (2003-2014) e População, trabalho e sociedade.Bem como o projeto de extensão Teoria e desenvolvimento em economia.
- Dia 07 de junho, às 09:00.
Mesa Financeirização, Fundo Público e políticas sociais
Coordenação da Mesa: Mariléia Maria da Silva, doutora em Educação pela UFSC, atualmente professora pela UDESC.
Sara Granemann, docente pela UFRJ no curso de Serviço Social. Atualmente coordena o projeto de pesquisa Regimes Próprios da Previdência Social. As contribuições de Sara Granemann são importantíssimas para pensar a reforma da previdência.
Marcelo Carcanholo: doutor pela UFRJ em Economia, atualmente atua como docente na UFF, integra o projeto de pesquisa Crisis y Economía Mundial, e é Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Marx e Marxismo (NIEP-UFF).
- Dia 07 de junho, às 14:30.
Mesa: As disputas intra-burguesas, Estado Ampliado e a atuação do setor industrial na educação
Coordenação da mesa: Olinda Evangelista, doutora em Educação, professora aposentada e voluntária do PPGE/UFSC.
Virgínia Fontes, docente na pós graduação em História da UFF e na Fiocruz. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo. Coordena o projeto de pesquisa Capital-imperialismo, o Estado e Lutas de Classes e Capital-imperialismo, o Estado e a vida.
Rodrigo Lamosa, doutor em Educação pela UFRJ, docente da UFRRJ. Coordena o projeto de pesquisa Todos Pela Educação: agentes e agendas de uma hegemonia em construção.
Nós do UFSC à Esquerda estaremos no evento fazendo a cobertura completa e também com nossa feirinha de livros.
Segue o link do evento para mais informações: https://www.facebook.com/events/305037320410017/
As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/k3k4iHHNqK6orWb67