Flora Gomes – Redação UàE – 17/07/2020
Na sessão do Conselho Universitário que ocorre agora, uma fala redigida pela Frente Pela Educação de Qualidade foi lida pela estudante de psicologia Giulia Carneiro. O documento apresentou elementos sobre o papel dos estudantes nas últimas lutas importante realizadas na universidade, como contra a EBSERH e o Future-se. Além disso, apontou-se para a disputa entre os projetos de universidade que estão em jogo nesse momento. Também foi feito um convite para a próxima reunião da frente, que será realizada na próxima quarta-feira, 22 de julho, às 18h.
Confira a manifestação realizada ontem pelos estudantes pela Frente pela Educação de Qualidade
Confira na íntegra:
Sabemos que o ensino remoto emergencial está às vias de ser implementado, é esse o debate que tomará o nosso dia. Porém, essa necessidade de um retorno imediato, em direção a um “novo normal” foi imposta à universidade, vimos ataques duros contra nossa instituição vinda de mídias catarinenses e setores do empresariado, pois seus interesses não são de que a universidade pública se empenhe em buscar soluções para os dilemas que a crise econômica e sanitária impõe.
Isso explicita que existem projetos diferentes para a Universidade, mas não quer dizer que esta instituição não esteja em disputa. Por isso, nunca abaixamos a cabeça frente às adversidades de projetos para a universidade, como ficou claro nas lutas contra a EBSERH, contra o FUTURE-SE e, agora, encaramos o ensino remoto.
Na tarde de ontem realizamos uma breve intervenção em frente a reitoria, como forma de expressar nossa insatisfação com a política que a reitoria e este Conselho estão tocando, política que precariza nossa Universidade e formação e dá a tantos de nós como única alternativa a porta de saída. Convido a todos aqueles que estão insatisfeitos com o ensino remoto e com suas consequências à reunião da Frente que acontecerá no dia 22/07, às 18h, via Discord. Ainda estamos no começo da implementação dessa política, a qual trará enormes prejuízos, inclusive por indicar que alguns estudantes podem sair dessa instituição. Nós vamos até o fim e lutaremos para que todos fiquem.