José Braga – Redação UàE – 30/11/2018
Na próxima semana, durante os dias 03, 04 e 05 de dezembro ocorrerá o XIII Congresso do SINTUFSC (COSINTUFSC). O congresso é a instância máxima de deliberação do sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFSC e propõe o sentido estratégico para o movimento nos próximos anos.
Os debates do congresso definem o plano de lutas do sindicato e podem modificar seu estatuto. Além de estabelecer resoluções referentes à política sindical e moções de posicionamento.
Foram 47 delegados eleitos para esta edição do congresso. Os delegados foram eleitos em assembleias nos setores de trabalho. Apenas os delegados têm direito a voto nos grupos de discussão e na plenária que compõem o congresso.
Entenda: o SINTUFSC é composto por 4 organismos – o congresso, as assembleias gerais, a direção sindical e o conselho fiscal. O congresso é a instância máxima de deliberação, e suas decisões só podem ser revistas por um novo congresso. As assembleias, a direção e o conselho não podem contrariar as decisões congressuais.
A cada 10 trabalhadores filiados é possível eleger 1 delegado, e todos setores com menos de 10 filiados podem eleger 1 delegado. Além disto a reunião do fórum de aposentados também pode eleger delegados.
Teses e propostas parciais, que apresentam propostas e debates para as questões estratégicas e organizativas poderiam ter sido apresentadas até essa terça 27 de novembro. No entanto, até esta sexta nenhuma proposição foi apresentada.
Esta edição do congresso deveria ter ocorrido em 2017, mas foi adiada para este ano. Tradicionalmente o congresso ocorria de modo sincronizado com a eleição da direção sindical. Mas, desde mudanças estatutárias nos últimos anos isto deixou de ocorrer.
Funcionamento: os delegados formarão grupos de discussão organizados por temas que deverão apreciar ou elaborar propostas e formulações que serão submetidas à plenária. São 4 grupos de discussão divididos pelos eixos “Relações de Trabalho e Carreira”, “Educação”, “Políticas Sociais” e “Política Sindical”. Em seguida, a plenária reunirá todos os delegados para debater e deliberar sobre as propostas encaminhadas pelos grupos de discussão. E ainda, um assembleia geral ocorrerá no último dia do congresso para debater e deliberar sobre o estatuto do sindicato.
O UàE conversou com alguns trabalhadores que participarão como delegados. Eles relatam que as assembleias setoriais foram mal divulgadas e houve pouca mobilização e debate sobre o congresso. Mesmo assim um conjunto de trabalhadores têm entendido que este será um momento importante para que a categoria possa debater a conjuntura de ataques a Universidade e a classe trabalhadora e a partir daí definir os rumos da luta sindical no próximo período.
A programação para o congresso conta ainda com mesas de debate temáticos sobre a conjuntura. Confira: