Foto: Ponte Hercílio Luz. Imagem de Ricardo Neves, Licença Creative Commons.
Beatriz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 13/10/2020
Neste ano acontecem as eleições municipais em todo o Brasil, o primeiro turno ocorrerá no dia 15 de novembro e o segundo turno no dia 29 de novembro. Em Florianópolis, são dez candidaturas à prefeitura. Conheça um pouco sobre cada uma delas:
Elson Pereira (PSOL) e Lino Peres (PT)
A chapa Elson e Lino é fruto da coligação Floripa pra Frente, formada pelos partidos PSOL, PDT, PT, PCdoB, PSB, REDE, UP, além das organizações PCLCP e UCB. Natural de Florianópolis, Elson Manoel Pereira tem 57 anos, é professor de planejamento urbano na graduação e leciona na pós-graduação de geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Se candidatou por duas vezes à Prefeitura de Florianópolis, obtendo 51.106 votos, ou 20,60% dos votos válidos no último pleito, ficando em terceiro lugar, a quatro pontos da segunda colocada. Elson é engenheiro civil, mestre em Administração Pública e doutor em Urbanismo. Seu vice, Lino Peres, é arquiteto e também professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente está em seu segundo mandato como vereador de Florianópolis.
Gabriela Santetti (PSTU) e Diogo Leal (PSTU)
O PSTU optou por disputar a prefeitura em uma chapa própria. “Sem coligação para chamar a classe trabalhadora para formação de conselhos populares e dizer fora Bolsonaro e Mourão”, de acordo com Gabriela. Gabriela Santetti tem 29 anos, é professora de História e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já foi candidata a prefeita da cidade e a deputada federal. Seu vice, Diogo Leal, é agente de saúde e sanitarista.
Jair Fernandes (PCO) e Ivan Rubens Dário (PCO)
O PCO também optou por uma candidatura própria. Jair Fernandes de Aguiar Ramos tem 34 anos, é técnico em Edificações, carpinteiro autônomo e militante do PCO “para lutar contra a retirada dos direitos trabalhistas e unir forças para defender os trabalhadores do governo fascista.” Seu vice, Ivan Rubens Dário, tem 71 anos e é vendedor ambulante aposentado.
Gean Loureiro (DEM) e Topázio Neto (Republicanos)
Gean Loureiro, atual prefeito de Florianópolis, está tentando e reeleição. Ele é formado em Direito, Administração e mestre em Engenharia de Produção. Está na política desde 19 anos de idade, quando foi eleito vereador em Florianópolis. Ocupou esse cargo por cinco mandatos consecutivos. Em 2011, assumiu o cargo de deputado federal e em 2014, de deputado estadual. Seu vice, Topázio Neto, é empresário do ramo da tecnologia.
Ângela Amin (PP) e João Batista Nunes (PSDB)
Ângela Amin é mestra na área de Engenharia do Conhecimento. Ela é deputada federal, está no terceiro mandato, e já foi prefeita de Florianópolis por duas vezes. Seu vice, João Batista Nunes, é atualmente vice-prefeito da Capital após ser eleito ao lado de Gean Loureiro, que será agora adversário da chapa na eleição.
Ricardo Vieira (Solidariedade) e Guaraci Fagundes (PV)
A chapa chamada de “Floripa + Verde e Solidária” é formada pelos partidos Solidariedade e PV. O candidato a prefeito Ricardo Camargo Vieira é médico de família, com atuação nas redes pública e privada, mestre em Saúde Pública e foi professor do curso de Medicina. Teve dois mandatos como vereador na Capital e foi presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap). Seu vice, Guaraci Fagundes é teólogo e dirigente nacional do PV.
Hélio Bairros (Patriota) e Edgar Lopes (Patriota)
A candidato a prefeito do Patriota é Helio Cesar Bairros. Ele tem 63 anos, é advogado e mestre em Gestão Estratégica das Organizações pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É empresário e foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) por 14 anos. Seu vice é Edgar Lopes, do mesmo partido, advogado e agente aposentado da Polícia Federal.
Orlando Silva (Novo) Dr. Barboza (Novo)
Orlando Silva tem 47 anos, é advogado e professor de direito empresarial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seu vice, Luiz Barboza Neto, de 68 anos, é médico oftalmologista.
Pedrão Silvestre (PL) e Eduardo Usuy (PL)
Pedro Silvestre tem 33 anos, é graduado em Administração Pública e está no segundo mandato como vereador da Capital catarinense. Seu vice, Eduardo Usuy, é empresário e engenheiro.
Alexander Brasil (PRTB) e Letícia Mattos (PRTB)
Alexander Brasil tem 44 anos, é formado em direito, economia e geografia e atua no movimento “Vem pra Direita Floripa”. Foi assessor parlamentar do deputado estadual Jessé Lopes. Sua vice, Letícia Mattos, é odontóloga.
O PSL de Florianópolis não lançará candidato e declarou que apoiará a candidatura de Ângela Amin (PP). A decisão foi tomada em convenção eleitoral e comunicada à candidata pelo presidente municipal do PSL, Jefferson Fonseca.