Imagem: Montagem UFSCàE/ Originais: divulgação UFSC e Agecom UFSC
Flora Gomes – Redação UFSCàE – 12/11/2021
O Conselho Universitário da UFSC (CUn) esteve reunido nesta sexta-feira (12/11) para discutir o calendário acadêmico da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu para 2022. Além das datas, foi colocado em discussão o retorno presencial das atividades e a Semana de Integração da Graduação do semestre de 2022.1, prevista para os dias 11 a 14 de abril.
O parecerista, que apresentou seu relatório hoje em reunião, foi o Professor Edson De Pieri.
As datas aprovadas hoje foram as seguintes:
- GraduaçãoImagem: Divulgação UFSC
- Pós-Graduação Stricto SensuImagem: Divulgação UFSC
Além disso, o retorno presencial das atividades está previsto para o dia 18 de abril, na semana seguinte à Semana de Integração da Graduação organizada pela Pró-Reitoria de Graduação e outras Pró-reitorias e Secretarias. Alguns conselheiros questionaram a apresentação inicial da proposta em dois sentidos.
Primeiro, porque a proposta indicava a realização de uma semana de recepção virtual uma semana antes do retorno presencial das atividades. Os conselheiros argumentaram que seria importante realizar uma recepção com atividades presenciais, já que os/as estudantes poderiam estabelecer uma relação mais próxima com o campus e com os/as colegas. A sugestão foi acatada pelo relator e a proposta de recepção será no modelo “híbrido”.
Em segundo, questionou-se o fato de que esta semana de recepção poderia ser uma forma de absorver parte do movimento estudantil dentro da proposta de institucionalização da recepção. O argumento foi de que as semanas de recepção são espaços importantes para as entidades estudantis e a autonomia para a organização do evento é necessária. Segundo apresentado por alguns conselheiros, há particularidades dos cursos e tradições que se transmitem entre os estudantes nesse período, além de ser um espaço importante de socialização entre colegas, questão fundamental para a permanência estudantil. Com isso em vista, foi inserido no documento um parágrafo que indica que outras semanas de recepção possam ocorrer paralelamente à semana proposta pela administração da universidade.
Alguns conselheiros também demonstraram preocupação com as medidas sanitárias quanto ao retorno presencial, questionando se haveria cobrança de passaporte vacinal, abertura do Restaurante Universitário, testagem dos membros da comunidade universitária e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Essas questões vão ser debatidas em outras sessões.
No final da reunião, a vice-reitora Prof. Cátia Silva, apresentou um informe a pedido da professora Tatiana Maranhão, membra do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (APUFSC), que apresentou um pedido de reconsideração da decisão do CUn acerca da constituição da comissão eleitoral para a consulta informal para as eleições de reitoria. Após algumas discussões no chat alegando a ilegalidade do pedido e a possível abertura de precedentes, a vice-reitora afirmou que o pedido estava fora do prazo.