Luiz Costa – Redação UàE – 17/04/2020
Vídeo gravado no hospital estadual João Lúcio, em Manaus, mostra corredores e salas com corpos à espera de remoção ao lado de pacientes e macas no chão.
Manaus, capital do Amazonas, é a única cidade com UTI no estado, que tem a maior taxa de incidência da Covid-19 no Brasil.
No vídeo aparece alguns pacientes na mesma sala onde há corpos tampados. O hospital de referência do estado já está com a capacidade máxima. Por isso, outros hospitais estaduais têm recebido pacientes com o vírus, como o hospital mostrado no vídeo.
Na quinta-feira (16), o estado já registrava 1.719 casos confirmados e 124 mortes.
A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) informou que os 14 óbitos ocorridos no hospital João Lúcio entre a noite de quarta e o início da manhã desta quinta-feira foram de pacientes suspeitos de Covid-19.
Na terça-feira (14), em notícia no UàE, Helena Lima escreveu que “os agravantes são dois: Manaus é a única cidade com UTIs públicas ou privadas de todo o estado do Amazonas; e a quantidade de leitos de UTI, como em todo o Brasil, não é suficiente para enfrentar a pandemia.”
Leia também:
Colapso no Sistema de Saúde de Manaus expõe sua fragilidade
Desmonte dos sistemas de saúde atesta imbricação entre crise e pandemia