Imagem: ilustração do Sintufsc sobre mobilizações contra a reforma administrativa. SINTUFSC
Morgana Martins – Redação UàE – 23/09/2020
Desde o início deste mês, quando a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 32/2020 foi enviada ao congresso, os debates em torno da Reforma Administrativa ganharam grande espaço, principalmente entre os servidores públicos. Essa proposta, que visa reformar a estrutura administrativa e da qual Bolsonaro trata desde o período eleitoral, encontra hoje, em meio a uma grave crise econômica, uma possibilidade de ser efetivada.
Frente a isso, a FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos apresentou um documento nacional para que seja realizado no dia 30 de setembro o Ato nacional em Defesa do Serviço Público, com o objetivo de buscar a unificação entre as três esferas do serviço público e iniciar uma construção de mobilização no país.
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal realizou uma Plenária Nacional virtual no último sábado, 05/03, e contou com a participação de mais de 110 representantes de servidores de 19 estados (AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RN, RO, RR, RS, SC, SE) e do Distrito Federal. Na plenária, foi aprovado um calendário de atividades para combater a PEC 32/20, da reforma Administrativa, com a construção do Dia Nacional de Luta no dia 30 de setembro com manifestações e atos em todo o Brasil.
No Fórum Nacional das Entidades do Serviço Público Federal (FONASEFE), no dia 15/09, estiveram presentes Fenajufe, Andes-SN, Asfoc – SN, CSP-Conlutas, Condsef, Sinasefe, Fasubra, Fenasps, Sindifisco Nacional, Sindireceita, Sinal e outras entidades convidadas. Nessa reunião, foi aprovada a conformação de um comitê conjunto entre as entidades do FONASEFE e o comitê de luta contra a privatização das estatais para organizar as atividades do dia 28, 30/09 e do dia 03/10.
Em Santa Catarina, os servidores públicos das três esferas públicas, junto de movimentos sociais e estudantis também irão construir atos no próximo dia 30 para manifestar contra a reforma administrativa de Bolsonaro e Guedes. O ato será presencial e virtual; mais detalhes ainda estão para ser divulgados pelo SINTUFSC – Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina.