Imagem: Logo Clube do Livro
Flora Gomes – Redação UàE – 26/04/2020
A Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora acaba de lançar o Clube do Livro à Esquerda. Este clube, além de manter a tradição da disponibilização de um livro por mês aos assinantes, também traçou suas estratégias visando contribuir para o processo formativo de leitores preocupados com a transformação radical da sociedade. Com isso em vista, além da experiência com a obra, o membro poderá ter acesso a brindes exclusivos que visam entrosar ainda mais o assinante com o livro. Ademais, a EFoP irá preparar um debate ou roda de conversa por mês sobre a obra ou tema diretamente relacionado, fazendo circular diferentes debates por meio da mediação deste espaço. Essa experiência pode permitir, além de uma aproximação maior com a obra, uma socialização do processo de leitura entre os assinantes.
Os clubes-literários de uma maneira geral foram uma forma de popularização dos livros bastante significativa a partir de meados do século passado. Com a concorrência capitalista pressionando a editoração dos livros gerando aumento de preços, essa tradição perdeu força nos anos 1990. Entretanto, sobretudo a partir de 2010, assistimos a um retorno dos clubes de livros vinculados com as surpresas-brindes das mais variadas expressões e propostas literárias.
Com intuito de ser uma alternativa aos leitores que possuem uma relação literária aliada à uma concepção de necessidade da transformação social, a curadoria do Clube do Livro à Esquerda traçou estratégias que visassem tanto a popularização das obras de clássicos e contemporâneos do debate socialista, bem como uma maior profundidade com esses títulos. Assim, por meio da escolha cuidadosa de títulos que auxiliam nas formulações políticas a altura dos desafios de nosso tempo, este Clube pode ser um importante instrumento de formação teórica. Ademais, a participação do clube de leitura pode ser uma maneira de manter ritmo e disciplina nas leituras, ampliando o escopo conceitual e a rede de socialização nos espaços de debate mensal.
Comprar livros nas livrarias não é como ir ao supermercado comprar ingredientes, mas uma experiência cultural. É por isso que o Clube do Livro à Esquerda não pretende substituir esse momento de prazer com a leitura. O que propomos é que você possa complementar a sua formação. Ao fazê-lo você terá ainda a oportunidade de participar de debates com outros leitores que acabaram, como você, de ler o livro do mês. Esse será um importante momento de troca de experiência. O debate mensal será mediado por um membro da EFOP ou por um intelectual de referência. Nele, haverá espaço para discussões relacionadas ao texto, mas não sem a pretensão de alinhamento das interpretações. Portanto, cada um pode ter suas próprias análises sobre os livros discutidos e a nossa moderação será sempre no sentido de possibilitar que as diversas interpretações possam ter espaço na discussão.
Para ser um membro do Clube, basta vincular-se a um de nossos pacotes de assinatura. O “Plano Leitor-Militante” garante o recebimento de um livro por mês, um guia de leitura que pode facilitar o entrosamento com a obra e ainda um brinde colecionável. O “Plano Padrinho/Madrinha EFOP”, além do recebimento de todos esses regalos, ainda permite ao assinante o acesso a conteúdos exclusivos no site e informações do planejamento da escola, com a participação em reuniões. O mais importante deste segundo plano é que significa uma forma de apoiar as atividades da EFoP, um espaço de formação política que tem por objetivo promover atividades de formação para a classe trabalhadora no terreno de disputas por um projeto de classe para a Universidade Pública brasileira.
As assinaturas poderão ser feitas a partir do dia 03 de maio no site da EFoP, acessando a aba “Clube do Livro”. Fique atento para o cronograma de vendas. Para participar do primeiro debate você deve realizar sua assinatura até às 23:59 dia 28 de maio. Caso você assine após essa data, receberá o segundo livro escolhido pela curadoria e poderá participar do debate em torno da segunda obra.
Participe do Clube e divulgue aos interessados!
Não esqueça de seguir o Clube do Livro para acompanhar as novidades!