Foto: ASPUV
Nina Matos – Redação Universidade à Esquerda – 04/11/2020
Na última terça-feira (3), teve início o processo eleitoral para a nova diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). A votação termina na sexta-feira (6).
São duas chapas em disputa da diretoria do sindicato, sendo a Chapa 1 – Unidade para Lutar e a Chapa 2 – Renova Andes, sendo a primeira uma proposta de continuidade e a segunda representando a oposição a atual diretoria.
Leia também: Conheça as chapas que concorrem à diretoria do ANDES-SN
A votação ocorre de maneira telepresencial, sendo necessário que o docente sindicalizado acesso o link para a votação e informe seus dados. Assim que identificado, o docente receberá um link com duração de 10 minutos para votar.
A eleição para nova diretoria do ANDES-SN, que sempre ocorreu de modo presencial, precisou ser repensada para o modelo virtual em decorrência da pandemia. O processo eleitoral havia iniciado em 12 de março, entretanto, foi suspenso em virtude do Covid-19 e o mandato da atual diretoria foi prorrogado.
No último Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad), os delegados reconheceram a necessidade de dar seguimento ao processo eleitoral iniciado no início do ano, de modo que as eleições ocorressem ainda em 2020.
Até o último dia de votação, sexta-feira (6), os docentes sindicalizados votarão virtualmente. A partir das 22h, os votos serão computados. Na próxima terça-feira (10) os resultados oficiais da Comissão Eleitoral Central (CEC) serão divulgados. Por fim, no dia 3 de dezembro, a nova diretoria eleita será empossada.