[Notícia] Eleições para diretoria do ANDES-SN ocorrerão entre 3 e 6 de novembro

Foto: Divulgação ANDES-SN

Flora Gomes – Redação Universidade à Esquerda – 13/10/2020

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) decidiu por realizar as eleições para escolha da diretoria do sindicato ainda em 2020. O processo havia sido adiado em razão da pandemia do novo coronavírus. As votações devem ocorrer entre os dias 3 a 6 de novembro na modalidade online. 

Em 12 de março duas chapas haviam homologado inscrição para concorrer à diretoria do ANDES-SN para o próximo biênio: Chapa 1 – Unidade de lutar e Chapa 2 – Renova ANDES. Em razão da pandemia, as votações que iriam ocorrer nos dias 12 e 13 de maio foram suspensas por indicação da Comissão Eleitoral Central (CEC).  O mandato havia sido prorrogado pelo prazo de até 90 dias, prorrogáveis por até mais  90. 

No 9º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad) Extraordinário, que ocorreu entre os dias 28 e 30 de setembro, os delegados optaram por realizar as eleições ainda este ano. A deliberação ocorreu durante as plenárias realizadas na última quarta-feira (30/09).

Após a votação pela realização da eleição em 2020, votou-se pela modalidade- remota ou presencial. A plenária optou pela primeira, tendo em vista as condições relacionadas à Covid-19. Em seguida, discutiu-se o formato da eleição, se seria realizado por meio de link enviado a todos os sindicalizados aptos a votar ou se telepresencial – no qual o votante se apresenta em sala eleitoral virtual com um documento de identidade para recebimento do link, com limite de tempo, para registro do voto. Optou-se pelo segundo método. Haverá fiscais membros de ambas as chapas nas salas virtuais. 

Em virtude de eventualmente integrantes de ambas as chapas estarem participando do processo eleitoral nos municípios, levou-se a voto a possibilidade de recomposição das chapas. Entretanto, definiu-se que não seria necessário realizar tal processo, mas que  membros de ambas as chapas poderiam pedir licença para sair durante o período de campanha municipal. 

Entre os dias 1 de outubro a 2 de novembro ocorrerá a retomada do processo eleitoral e campanha das chapas, realizada toda de forma virtual. O Sindicato irá disponibilizar acesso ao material de campanha e realizará debates entre as chapas. O processo eleitoral será realizado na primeira semana de novembro –  entre os dias 3 e 6 – antes, portanto, das eleições municipais. A posse da diretoria eleita está prevista para dezembro, na Plenária de Abertura do 10º Conad extraordinário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *