Helena Lima – Redação UàE – 17/06/2020
Em Florianópolis, o transporte público retornou nesta quarta-feira (17/06), após três meses parado em função da pandemia do Covid-19. Os ônibus executivos, “amarelinhos”, também voltaram a circular. Em São José, Biguaçu e Palhoça o transporte público está funcionando desde o dia 8 de junho.
Como forma de diminuir a contaminação, os terminais estão com faixas indicando o afastamento obrigatório e com produtos de higiene disponíveis. Os ônibus vão circular com horário diferenciado, com linhas extras nos horários de pico, e só poderão ter 40% de sua capacidade máxima ocupada. O pagamento da passagem será feita apenas com cartão dentro do ônibus.
A recarga do cartão e a compra de novos créditos pode ser feita online ou presencialmente, na central de atendimento do Terminal de Integração do Centro (TICEN) que também reabriu. Por enquanto, os idosos não poderão utilizar o transporte coletivo e os cartões de estudante estão bloqueados.
De acordo com a Prefeitura, até às 9h20 desta quarta-feira, 2.344 pessoas fizeram o check-in nos ônibus de Florianópolis. O uso dos ônibus ainda está bem baixo na capital nesta quarta-feira., algumas linhas estão circulando com menos de dois passageiros.
Mesmo com as universidades públicas paradas, que são responsáveis por grande parte da circulação de milhares diariamente, o comércio está funcionando normalmente na capital e o volume do uso do transporte público tende a crescer.
Os casos no estado de Santa Catarina também estão crescendo rapidamente. A capital concentra 960 casos ativos de Covid-19, a quarta cidade com mais pacientes diagnosticados do estado, depois de Chapecó, Concórdia e Itajaí. Em Santa Catarina, apenas no dia 15 de junho houveram 600 novos casos confirmados de Covid-19. O retorno do transporte público em Florianópolis afetará o quadro do coronavírus na cidade e no estado.
Número de casos confirmados em Santa Catarina; Fonte: Bing – Covid-19