Imagem: Cartaz de divulgação do evento
Clara Fernandez – 27/07/2021 – Publicado originalmente em Universidade à Esquerda.
Dia 29 e 30 de Julho irá ocorrer o I Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Público, de forma online, unindo o funcionalismo público das esferas municipais, estaduais e federais para debater o enfrentamento à Contrarreforma Administrativa – PEC 32.
A convocação do encontro foi realizada pelo Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais, composto por: Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; União Geral dos Trabalhadores (UGT); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST); Intersindical – Central da Classe Trabalhadora; Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas; Pública Central do Servidor; Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB); Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Movimento Basta!; Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, e União dos Policiais do Brasil (UPB). Também se une à mobilização diversos movimentos, frentes e fóruns de servidores.
Um calendário unificado de atividades contra a Reforma Administrativa está ocorrendo desde o dia 09 de Julho, com a promoção de debates sobre os impactos da PEC 32 no serviço público e a organização e planejamento de iniciativas unitárias de mobilização local nos municípios, plenárias estaduais e o encontro nacional. As plenárias estaduais estão ocorrendo desde o dia 15 de Julho. Além de pensar as estratégias de mobilizações e indicar participantes para o Encontro Nacional, há o intuito de instalar um Fórum Estadual unitário das e dos servidores públicos para articular as mobilizações nos estados e o apoio de parlamentares contra a PEC 32.
Para abrir as mobilizações de Agosto, está marcada uma manifestação em Brasília no dia 03. Chegou a ser aventada a defesa da construção de uma greve geral para enfrentar de forma persistente esse grave ataque ao conjunto da população brasileira. Há um indicativo de atos e paralisações nacionais no dia 18 de Agosto.
O Fonasefe destacou a construção do encontro como uma prioridade e o Conselho Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (CONAD) Extraordinário do ANDES-SN, realizado dia 16 de Julho, também deu destaque ao evento, apontando a importância da construção de assembléias desde a base, assim como a ampla participação no encontro de trabalhadores e trabalhadoras das empresas estatais brasileiras e dos movimentos sociais e estudantis.
Confira a programação do Encontro Nacional:
# Dia 29/07 – 19h – Evento Político (Live).
# Dia 30/07 – 9h – Plenária Nacional de organização do Plano Nacional de Mobilização.
– Cada Fórum Estadual indica participantes para a Plenária Nacional;
– Participação das entidades nacionais de servidores públicos das três esferas;
– Participação das entidades sindicais locais.
17 h – Evento Nacional com live de lançamento do Plano Nacional de Mobilização.
– Apresentação na plataforma de lutas e mobilizações.
Para participar da Plenária Nacional, é preciso se inscrever clicando aqui, as demais atividades serão exibidas no canal do Youtube “Contra a PEC 32”.