[Notícia] Estudantes da UFSC de Araranguá denunciam casos de assédio e reivindicam mais segurança

Imagem: Campus Araranguá – Foto Jair Quint/Agecom UFSC

Beatriz Costa  – Redação UàE – 22/11/2018

Após a denúncias de assédio, estudantes do curso de Fisioterapia têm se organizado para lutar por mais segurança nos arredores do campus da UFSC em Araranguá. Há quase quatro anos o primeiro caso veio à público. O relato é de um homem dentro de um automóvel branco, nu, se masturbando e assediando as mulheres, recorrentemente. Segundo as estudantes, isso chegou a acontecer quase diariamente nos arredores do campus e de outras instituições de ensino de Araranguá.

Uma estudante de Fisioterapia registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher de Araranguá. Porém, como cerca de uma ano e meio depois ela continuava sofrendo os assédios e nada havia sido feito pelo poder público, a estudante procurou o Centro Acadêmico de Fisioterapia (Califisio). O Centro acadêmico entrou em contato com a psicóloga da universidade e elaborou um abaixo-assinado por mais segurança das mulheres nos arredores da UFSC, coletando 581 assinaturas de estudantes, professores, técnicos e população. Através do abaixo-assinado, foram descobertos outros casos parecidos com os primeiros relatos, porém variando as características do carro e do agressor. Além disso, homens também relataram sofrer assédio.

O Califisio já se reuniu com diversas entidades como Polícia Militar, Direção do campus e Prefeitura para relatar os casos e solicitar providências. A universidade abriu um processo interno para identificar possíveis medidas a serem tomadas e as rondas da Polícia Miliar nos horários de pico foram intensificadas. Após essas medidas, houve uma diminuição no número de casos. Na quarta-feira passada, dia 14, algumas estudantes e uma servidora da UFSC foram à Câmara de Vereadores de Araranguá relatar os casos e solicitar providências. O vereador Igor Batista Gomes (PV) solicitou à prefeitura a instalação de câmeras de segurança e iluminação em uma rua próxima à universidade.

Assista o vídeo do relato feito na Câmara de Vereadores, publicado na página do Califisio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *