Foto: ADUERN

[Notícia] Estudantes de odontologia da Uern se mobilizam contra precarização

Foto: ADUERN

Morgana Martins – Redação Universidade à Esquerda – 11/11/2020

Publicado originalmente no Universidade à Esquerda.

Os estudantes do curso de Graduação em Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus de Caicó, se manifestaram contra a precarização de sua formação decidindo não se matricular no segundo semestre de 2020, que iniciaria em fevereiro de 2021, ao menos que seja revertida a situação precária da clínica odontológica do curso.

Em entrevista para o ANDES-SN, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, um dos estudantes do curso que está atualmente na décima fase disse que a mobilização partiu de iniciativa do Centro Acadêmico, o qual recolheu até agora 66 assinaturas de estudantes comprometidos em não realizar a matrícula caso a clínica odontológica permaneça com condições precárias de atendimento.

Segundo o mesmo estudante, a mobilização tem “como objetivo garantir que não iremos nos estudar sem o básico para nossa formação”, pois a clínica odontológica está com falta de manutenção (com diversos focos de cupim), iluminação inapropriada, equipamentos desgastados e precários e déficit na reposição de insumos utilizados nos atendimentos.

Outra estudante também procurou uma jornalista da cidade para relatar sobre a situação, indicando que “a pandemia veio para maximizar e expor todas as fraquezas. Começando pela falta de infraestrutura, equipamentos, material e manutenção que são os principais motivos para a fundada incerteza sobre o futuro que assola todos os discentes de Odontologia do Campus Caicó”.

Segue abaixo a nota oficial do Centro Acadêmico de Odontologia: 

Tendo em vista a situação de incerteza no que se diz respeito ao conserto das Clínicas Odontológicas de Odontologia da UERN e a consequente oferta de disciplinas que não permitem o andamento do fluxo dos alunos e de todo o caminhar do curso, os alunos de Odontologia da UERN do Campus Caicó optaram pela realização de uma PARALISAÇÃO AUTÔNOMA ESTUDANTIL, por meio da não matrícula de nenhuma disciplina ofertada no Semestre letivo 2020.2. A preocupação dos estudantes se encontra no andamento futuro do Curso que necessita de uma condição infraestrutural digna para melhor qualidade do ensino e dos atendimentos que são realizados na população nas dependências das Clínicas Odontológicas da UERN. O Centro Acadêmico Odontogênese – CAO, por meio desta nota declara TOTAL APOIO a essa causa estudantil que visa a simples melhora do Curso de Odontologia do Campus Caicó. ​O Curso de Odontologia da UERN precisa de atenção das instâncias superiores, para que possa se reestruturar e assim, continuar contribuindo com a formação de profissionais de saúde e com os serviços prestados à população de Caicó e cidades circunvizinhas de maneira digna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *