Foto: Reitoria UFSC/UàE
Morgana Martins – Redação UàE – 28/09/2018 (Atualizado em 18/09/2018 às 10:44)
Os estudantes do curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão em greve, desde o dia 24 de setembro, para manifestar os problemas e precarizações que vêm ocorrendo no curso.
Há diversos cartazes colados já na entrada do Centro de Ciências da Saúde (CCS), alertando para aquilo que os estudantes vêm denunciando: o sucateamento do serviço, a falta de materiais para manuseio, má gestão, falta de manutenção de equipamentos, como cadeiras e raio-x, falta box para radiografia – funcionam apenas dois dos cinco que existem –, chegando ao ponto em que os professores estão pagando material do próprio bolso para que seja possível dar aulas.
Além disso, os estudantes atentam que os principais afetados com essa situação são eles mesmos, pois a falta de materiais impossibilita os estudos ou faz com que fiquem mais demorados, e os pacientes que atendem. Existem aproximadamente 500 graduandos, dos quais 225 estão em atendimento na Clínica Odontológica da UFSC¹ e são responsáveis por atender aproximadamente 420 pacientes por semana fora os de urgência. Um número bastante expressivo para que haja descaso com esse serviço.
A mobilização dos estudantes segue, continuaremos acompanhando para mais informações.
¹ A Clínica Odontológica da UFSC é um dos serviços gratuitos que a universidade oferece à comunidade, serviço vinculado ao Departamento de Odontologia.