Foto: Assembleia dos estudantes da UFSC; Florianópolis – 10/2018; por UFSC à Esquerda
Luiz Costa – Redação do UàE – 10/06/2019
O departamento de filosofia da UFSC, em assembleia geral reunindo as três categorias (estudantes, técnicos administrativos e professores), deliberou aderir e apoiar o chamado de Greve Geral para o dia 14 de junho. A assembleia aconteceu na quinta-feira (6) e debateu as mobilizações que estão sendo construídas desde a paralisação nacional contra os cortes na educação, no dia 15 de maio.
A adesão à greve se deu após a comunidade discutir a necessidade de continuar mobilizando e manifestando contra os cortes nas universidades e contra a proposta de Reforma da Previdência (nº 06/2019) que está tramitando na Comissão Especial, na Câmara dos Deputados.
A mobilização estudantil tomou grandes proporções para as mobilizações dos dias 15 e 30 de maio. Na primeira grande manifestação, todas as capitais do país tiveram atos massivos. Mais de 200 cidades, segundo alguns jornais, foram palco de atos. Na UFSC, 54 cursos deliberaram, em assembleia, aderir ao chamado de paralisação e uma grande assembleia, com cerca de 5 mil pessoas, foi realizada na universidade catarinense.
Para o dia 14 de junho, o chamado é mais abrangente, pois trata-se como pauta central a contrariedade à proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro.
Para a Greve Geral desta sexta-feira a mobilização acontece em diversos setores da sociedade. Diversas categorias de trabalhadores estão deliberando adesão ao chamado. Nas universidades e institutos federais se vê um movimento semelhante com diversas assembleias e atividades de debate e agitação sendo promovidas.
O curso de Serviço Sociais da UFSC está fazendo uma série de vídeos explicando as razões de ser contra a Reforma da Previdência. Além disso, o curso deliberou atividades de panfletagens durante toda a semana.
16 cursos realizam assembleia nos próximos dias
Ao menos 10 cursos estão realizando assembleia nesta segunda-feira (10). No intervalo do meio-dia estava previsto assembleia nos cursos de Educação Física, Engenharia Elétrica, Matemática, Oceanografia e Química. Às 13h30 tem assembleia de Relações Internacionais e ao final da tarde, assembleia nos cursos de Ciências da Computação, Física, Ciências Sociais, Cinema e História.
Na terça-feira (11) está previsto assembleia nos cursos de Administração, Museologia e Sistemas de Informação. Para quarta-feira (12), está sendo chamado assembleia do curso de Medicina.
Na terça-feira também acontecerá Assembleia Geral dos Estudantes da UFSC, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes – Luiz Travassos (DCE-UFSC), às 12h. O local ainda não foi divulgado.
Seu curso está se mobilizando? Envie as atividades de seu curso (assembleia, palestras, etc) para o UFSC à Esquerda
Mobilização dos professores e dos técnico-administrativos em educação (TAES)
A categoria dos técnico-administrativos em educação da UFSC também se reunirá em assembleia na terça-feira. A plenária começará às 9h, no hall da reitoria.
Na segunda-feira, às 8h30, os professores filiados à Apufsc-sindical (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina) realizam assembleia para discutir adesão ou não à Greve Geral. Uma votação online ficará disponível por 48h para deliberar sobre a adesão à greve de sexta-feira (14).
Parte do corpo docente da UFSC está se organizando através do “Docentes Mobilizado”, que integra as atividades definidas pela Comissão Unificada da UFSC.