Frente pela Educação de Qualidade realiza intervenção em frente à reitoria da UFSC para denunciar a evasão que o Ensino Remoto causará na instituição. Fonte: FEQ.

[Notícia] Frente pela Educação de Qualidade na UFSC – Contra o Ensino Remoto Emergencial

Maria Alice de Carvalho – Redação UáE – 17/07/2020

Nas últimas semanas foi construída, na Universidade Federal de Santa Catarina, uma movimentação estudantil contra a implementação do Ensino Remoto Emergencial, o qual aparece como forma de manter a “normalidade” do ensino universitário em meio a pandemia da Covid-19.

Frente à política que vem sendo apresentada pela reitoria e Conselho Universitário (CUn) da UFSC, de implementação da modalidade de ensino a distância, e, também, frente ao posicionamento do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e parte dos Centros Acadêmicos de serem favoráveis ao ensino remoto, sem nenhuma discussão ampla com a base dos estudantes, ocorreu no último dia 08 uma reunião chamada pelo Centro Acadêmico Livre de Biologia (CABIO) para construção de uma oposição a tal política. O espaço, mesmo que virtual, reuniu cerca de 70 estudantes e deu origem a “Frente pela Educação de Qualidade”.

Frente a traição de grande parte das entidades representativas dos estudantes, sua base busca agora construir uma oposição ao Ensino Remoto através dessa Frente, que se contrapõe à volta do “novo” normal, imposto pela grande mídia conservadora e empresariado, e que entende que a volta do ensino a qualquer custo não deve ser a principal preocupação da universidade diante de uma crise sanitária e econômica.

A Frente realizou na tarde de ontem (16) uma intervenção em frente à reitoria, com faixas e cadeiras, buscando expressar sua insatisfação com o que representa o ensino remoto emergencial prestes a ser implementado na UFSC. Com a intervenção, foi mostrado que ao se decidir por essa modalidade, estará se decidindo por dar a grande parte dos estudantes como única opção a saída, o abandono dessa instituição que busca construir.

Ao início da sessão do CUn de hoje (17), que está no momento decidindo sobre a retomada das atividades de ensino na UFSC, a estudante Giulia Carneiro realizou uma fala apresentando a Frente e convidando a todos aqueles – estudantes, docentes e técnicos – que estejam insatisfeitos a participar da reunião que ocorrerá no próximo dia 22 para construir coletivamente o combate ao ensino remoto e as consequências que traz à universidade e sua comunidade.

Imagem: Foto da intervenção realizada em frente a reitoria da UFSC. Retirada da página de Facebook “Frente pela Educação de Qualidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *