[Notícia] Governo de SC atrasa bolsas de pesquisa; não há previsão para pagamento

Jussara Freire – Redação UàE – 07/04/2020

Estudantes de pós-graduação tanto na modalidade de mestrado, quanto doutorado, contemplados pelo UNIEDU — programa de bolsas do estado de Santa Catarina — deveriam receber o pagamento referente ao mês de Março até esta terça-feira (7), em função de ser o quinto dia útil do mês subsequente. Mas até o momento estes bolsistas não tiveram o seu pagamento efetuado e ao entrar em contato com a coordenação do programa de bolsas, foram informados de que não há previsão para o pagamento das mesmas.

 

E-mail da coordenação do programa de bolsas da pós-graduação respondendo aos questionamentos quanto a efetivação do pagamento
E-mail da coordenação do programa de bolsas da pós-graduação respondendo aos questionamentos sobre a efetivação dos pagamentos

Conforme consta no site do programa “O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual.” As bolsas contemplam estudantes de graduação e pós-graduação com dificuldades financeiras.

Na última quinta-feira (2), o secretário de educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni havia anunciado a suspensão do calendário de execução do Programa UNIEDU 2020, que estava com cadastramento aberto para o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) e bolsas de pesquisa e extensão. Estes programas na modalidade da graduação contemplam mais de 12 mil estudantes por semestre, principalmente nas Faculdades Comunitárias do estado.  Entretanto, após retomada das tratativas com o Governador Carlos Moisés, foi revogada a suspensão do programa e retomado o cronograma de execução das bolsas.

Já na pós-graduação há bolsas para as comunitárias e universidades públicas federais e estaduais de Santa Catarina. O atraso do pagamento das bolsas sem nenhum comunicado oficial e sem previsão para sua efetivação, deixa diversos estudantes em uma situação delicada para a manutenção de suas condições como pesquisadores.  Até o momento não temos informações acerca do pagamento das bolsas das demais modalidades contempladas pelo programa do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *