[Notícia] Grande Marcha do Retorno: Repressão brutal do exército israelense às manifestações do Dia da Terra Palestina

José Braga– 30/03/2018 – Redação UàE

Hoje, 30 de março de 2018, é um dia marcante para o povo palestino: é o dia da terra palestina. O dia da terra é a memória viva das lutas ocorridas neste dia em 1976, quando do anúncio por parte de Israel de confisco de terras palestinas e expulsões de vilas inteiras. Naquele dia, os palestinos realizaram uma grande greve geral, e muitas manifestações duramente reprimidas por Israel. Desde então, este tem sido um dia de muitas lutas.

Neste ano, esta data tem um significado ainda mais profundo – são 70 anos da “Nakba”. A “Nakba” (árabe para tragédia) é a palavra pela qual o povo palestino refere-se a violência fundante, e desde então constantemente reatualizada, do Estado sionista de Israel que em 1948 expulsou a força os palestinos de suas terras natais.

Hoje uma grande manifestação acontece na faixa de gaza, chama de “A Grande Marcha do Retorno”. Milhares de palestinos marcham até a cerca que os separa de Israel, e protestam pacificamente. Há manifestações também na Cisjordânia, em Hebron, Ramallah e Nablus.

Há forte repressão do exército Israelense às manifestações. Em Gaza, o exército tem sido brutal, fazendo chover bombas de gás, balas de borracha, e franco-atiradores com munição letal. As últimas informações são de 10 manifestantes mortos e 1200 feridos.

 

Mais informações na cobertura de nossos companheiros do portal Desacato: Siga a grande marcha do retorno

Leia também: Folha de S. Paulo divulga o mapa utilizado por seus jornalistas: a Palestina não existeDossiê 01 – A questão Palestina

Um comentário

  1. Isaías 8:9,10
    Povos, fiquem sabendo que vocês serão derrotados. Atenção, países distantes: armem-se quanto quiserem, que vocês serão derrotados; façam planos a vontade, que fracassarão; façam ameças: elas não se cumprirão, porque Deus está conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *