Maria Alice de Carvalho – Redação UFSC à Esquerda – 08/06/2022
Hoje (08), às 18h, ocorre Assembleia Estudantil da UFSC. As pautas serão a PEC 206/2019, que propõe a cobrança de mensalidade nas universidades públicas brasileiras; os cortes orçamentários nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES); e, consequentemente, a construção do ato do dia 09 de junho que está sendo construído nacionalmente justamente contra esses ataques a educação pública que devem ser debatidos pela comunidade estudantil da UFSC hoje.
A Assembleia Estudantil foi um encaminhamento realizado pelas entidades estudantis no Conselho de Entidades de Base (CEB), em sessão no dia 02 de junho. A Assembleia ocorrerá na Reitoria I da UFSC. A partir das 17h estará sendo feito o credenciamento dos estudantes para participar.
Em alguns cursos e Centros de Ensino, estudantes e entidades vêm fazendo passagens em sala para chamar a base para a Assembleia; o que é fundamental. Essa será a primeira Assembleia Estudantil da UFSC em anos, após o período de ensino remoto em decorrência da pandemia. Ou seja, umas das primeiras experiências políticas de forma presencial na universidade para muitos estudantes, que agora fazem contato com um importante instrumento de mobilização e tomadas de decisões coletivas que é a Assembleia.
A UFSC foi encontrada por sua comunidade neste ano de 2022 com graves problemas. Estruturas caindo ou pegando fogo, falta de docentes para ministrar disciplinas, falta de insumos básicos como água, cortes de bolsas de pesquisa e de estágio, dentre outras questões fundamentais para o funcionamento da instituição. Com os novos cortes orçamentários, a situação deve apenas ficar mais grave; realidade que não é enfrentada apenas pela UFSC, mas por todas as universidades brasileiras.
Leia também: [Notícia] Cortes e bloqueios: como a UFSC vai funcionar aqui a alguns meses
É fundamental que a comunidade estudantil tome para si a responsabilidade de debater politicamente essa conjuntura e quais as estratégias de luta para disputar essa situação. Estar nas ruas no dia 09 de junho pode ser também um importante passo para travar essa luta nacionalmente, e não ficar como algumas forças de esquerda ao aguardo das eleições presidenciais.
O UFSC à Esquerda estará também presente na Assembleia Estudantil da UFSC realizando a cobertura. Nos encontramos na luta, na Assembleia Estudantil às 18h na Reitoria I.
Leia também: [Notícia] 9 de Junho: Atos pela Educação Pública