Por José Braga da Redação do UàE – em 02/08/2017
Na madrugada de hoje, 02 de agosto, um incêndio atingiu uma das duas alas do alojamento estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quatro estudantes ficaram feridos, sendo um hospitalizado. A ala abriga 165 estudantes.
Este incêndio é mais uma tragédia que marca as condições precárias em que se encontram as universidades federais. Os cortes que atingem o orçamento das universidades desde ao menos 2014 tem precarizado gravemente as condições de trabalho e estudo nas instituições. As políticas de assistência estudantil, as bolsas de pesquisa e extensão (inclusive com a recente notícia do contingenciamento das bolsas do CNPQ), orçamentos de laboratórios, a manutenção das instalações – enfim, a vida das universidades está severamente ameaçada. O caso não é diferente nas estaduais – a destruição do orçamento da UERJ pelo governo do estado do Rio de Janeiro é prova disso.
Leia na íntegra a nota da reitoria da UFRJ:
A Residência Estudantil da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão, teve uma de suas duas alas atingida por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (2/8). O fogo já foi controlado e a causa ainda será investigada pelas autoridades competentes, com acompanhamento da Superintendência Geral de Políticas Estudantis (SuperEst) e da Prefeitura da UFRJ.
De acordo com as primeiras informações, um foco foi detectado por volta das 4h em um dos quartos, no primeiro andar. O fogo se alastrou em seguida para outros oito apartamentos, sendo controlado por volta das 5h30. A energia elétrica do prédio foi desligada, por orientação dos bombeiros.
Um estudante sofreu fratura na perna ao tentar sair do local e foi hospitalizado. Outros três tiveram ferimentos menos graves ou relataram inalação de fumaça, segundo informações.
A Residência Estudantil fica a poucos metros de uma unidade do Corpo de Bombeiros, que atuou no prédio com 16 viaturas e fez os trabalhos de rescaldo.
Representantes da Reitoria estão desde a manhã no local, prestando apoio aos estudantes e atuando nas demandas emergenciais.
A Divisão de Segurança da UFRJ (Diseg) acompanhou o ocorrido desde os primeiros momentos e também se encontra no local.
Apesar do incêndio, não há pânico no prédio e estudantes aguardam instruções da Reitoria. A ala afetada abriga 165 estudantes cadastrados pela Superest.
As próximas medidas a serem tomadas pela Reitoria serão: 1) apoio aos estudantes por meio da SuperEst e outras instâncias da Administração Central; 2) apoio a estudantes que relataram perda de documentos; 3) apoio financeiro emergencial e de ordens diversas que forem apresentadas; 4) avaliação da situação acadêmica dos estudantes que não puderem cumprir normalmente seus compromissos, em virtude do ocorrido.
A Reitoria lamenta profundamente o fato e reforça que acompanhará de perto a situação, dando prosseguimento às políticas de assistência estudantil pautadas pelo atendimento integral ao estudante.
Outras informações serão divulgadas ao longo do dia.
Assessoria de Imprensa da UFRJ