De autoria de Marx e Engels, o título faz parte do eixo “Imperialismo e suas relações centro-periferia”
Imagem: Divulgação do Clube do Livro à Esquerda
Flora Gomes – 12/05/2022 – Redação UàE
No mês de maio a curadoria do Clube do Livro à Esquerda preparou uma edição muito especial para os assinantes. O título “A Guerra Civil nos Estados Unidos”, escrito por Karl Marx e Friederich Engels, é o último lançamento da Editora Boitempo e estará disponível para todos os assinantes junto aos brindes exclusivos do Clube. Está é a primeira obra do eixo “Imperialismo e suas relações centro-periferia” e aborda as temáticas sobre a função dos movimentos “peiféricos” na construção da revolução socialista, o papel do racismo na luta de classes e a relação entre escravidão e capitalismo.
O livro em questão reúne textos escritos entre 1860 e 1869 por Marx e Engels sobre a Guerra Civil nos EUA (1861-1865). Ao todo, são 53 artigos, 4 documentos e 73 excertos de cartas. A obra conta com um prefácio do professor Marcelo Badaró (UFF). Segundo a Editora, o livro aborda temas centrais para pensar dilemas contemporâneos da luta de classes, como escravidão, etnia, colonialismo e eurocentrismo.
A escolha deste título pela curadoria fundamentou-se pela necessidade de debater com maior profundidade aspectos contemporâneos da luta de classes nas relações entre países de capitalismo central e dependentes. Além disso, a proposta do Clube do Livro à Esquerda é poder proporcionar aos assinantes um plano de estudos com livros encadeados entre si. Assim, neste eixoretoma-se também os debates do primeiro tema do clube – a estratégia socialista – e mais recente, que debateu aspectos do capitalismo dependente.A proposta do Clube, além de fazer circular importantes debates para crítica social, é também permitir que a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (EFOP) continue realizando suas atividades. Atualmente o Clube do Livro oferece dois planos de assinatura. Conheça os planos e faça parte!