Estudantes expõe relatos sobre as dificuldades enfrentadas devido à falta do Restaurante Universitário em frente à reitoria da UFSC. Foto: UFSC à Esquerda.
Nina Matos – Redação UFSC à Esquerda – 09/03/2022
Devido a pressão dos estudantes presentes na última audiência pública com a reitoria, que ocorreu de modo presencial nesta segunda-feira (7), uma nova audiência foi chamada para semana que vem, sexta-feira (18), às 14 horas, no hall da reitoria.
O Dia de Mobilização em Defesa da Universidade, promovido pela Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG), pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com apoio do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC), obteve uma conquista importante: a distribuição de marmitas para os estudantes da pós-graduação a partir da próxima segunda-feira (14).
Essa ainda é uma vitória parcial, pois não atende a comunidade acadêmica como um todo, que exige uma política universal de permanência na universidade.
Muitos estudantes, da graduação à educação básica, e servidores estão na UFSC realizando diversas atividades de modo presencial e estão sendo excluídos da política que a reitoria propõe — e que o fez apenas devido à pressão exercida pelo movimento estudantil.
Além disso, a reitoria não apresentou nenhum planejamento ou projeto para as demais reivindicações dos estudantes, como a reabertura da Biblioteca Universitária (BU) e o retorno das linhas de ônibus que levam à UFSC.
A próxima audiência pública deve servir para expor à reitoria a avaliação de sua política, além de seguir pressionando para que seja apresentado à comunidade acadêmica da UFSC o que a reitoria tem de planejamento concreto para o retorno presencial, marcado para 18 de abril.