Imagem: Campanha Viravoto nas redes
Beatriz Costa – Redação UàE – 26/10/2018
A pesquisa realizada pela Vox Populi e publicada ontem, dia 25, mostra que a diferença entre as intenções de voto dos dois candidatos à presidência da República caiu para apenas 5 pontos percentuais. Jair Bolsonaro (PSL) teria 44% dos votos e Fernando Haddad (PT), 39%. Considerando apenas os votos válidos, seriam 53% para Bolsonaro e 47% para Haddad.
Da mesma forma, a pesquisa realizada pela Datafolha aponta para uma expressiva diminuição da diferença entre os dois. A três dias do segundo turno, o deputado tem 56% dos votos válidos, contra 44% do ex-prefeito de São Paulo. No levantamento passado, apurado em 17 e 18 de outubro, a diferença era de 59% a 41%.
Esta semana foi marcada por intensa mobilização nas redes sociais e nas ruas. A campanha #viravoto, reúne relatos de pessoas que passaram a votar no candidato do PT, Fernando Haddad, e estratégias para conversar sobre a eleição com pessoas próximas. As pesquisas eleitorais refletem o resultado desta e de outras atividades que vem sendo realizadas em todo o Brasil.
Além disso, apesar de fugir dos debates, nesta semana emergiram casos que afetaram negativamente a imagem de Jair Bolsonaro perante seu eleitorado. O caso de empresários comprando pacotes de impulsionamento de mensagens pelo WhatsApp, um escândalo de caixa 2 da campanha, foi amplamente divulgado. Também, o vídeo em que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sugere que basta “um soldado e um cabo” para fechar o Supremo Tribunal Federal em caso de contestação de uma vitória de seu pai. Por último, a fala do próprio candidato, afirmando que “Vamos varrer do mapa esses bandidos vermelhos do Brasil”.
As pesquisas mostram ainda que há uma quantidade significativa de eleitores indecisos, 17% segundo a Vox Populi e 14% incluídos os indecisos, brancos e nulos pelo Datafolha.
A pesquisa da Vox Populi foi feita nos dias 22 e 23 e possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os pesquisadores entrevistaram 2 mil pessoas em 121 municípios. O Datafolha entrevistou 9.173 eleitores em 341 cidades no levantamento realizado nos dias 24 e 25. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.