João Lemos – Redação UFSC à Esquerda – 12/09/2022
Aproximadamente 00:20 do dia 10/09, uma madrugada de sábado, a Polícia Militar interveio no Happy Hour (HH) organizado pelo Centro Acadêmico Livre de História (CALH).
A festa ocorria no entre-blocos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) quando três policiais militares chegaram empunhando fuzis e expulsando os vendedores ambulantes. Há indícios que eles pediram por alguma autorização para a entidade que organizava o evento. O CALH mudou a festa de local afim de evitar conflito.
Duas viaturas ficaram próximas ao entre-blocos, no estacionamento em frente ao Centro de Convivências, até a multidão se dispersar. Houve reclamações e tentativas de protestos, mas, no geral, o HH se deslocou passivamente até o laguinho, onde já havia concentração de pessoas. As viaturas foram até a Praça da Cidadania, estacionaram em frente a reitoria, e lá ficaram.
O HH continuou no laguinho, como se nada tivesse acontecido. O CALH deixou seus coolers na sede do DCE, dentro do Centro de Convivência. Havia música alta e estudantes festejando também no centro de convivência do CTC (Centro Tecnológico). Ou seja, a intervenção da polícia, com suas armas empunhadas, ocorreu somente no CFH.
Leia também: Retornam os ataques às festas estudantis na UFSC; Reitoria publica nota oficial