Camâra de Pós-Graduação aprova calendário deverá ser cumprido até Abril de 2021 na UFSC
Clara Fernandez – Redação UàE – 18/08/2020
Após a aprovação da adesão ao ensino remoto na Universidade Federal de Santa Catarina, a Câmara de Pós-graduação reuniu-se para deliberações próprias acerca do retorno de atividades não presenciais, no dia 06 de Agosto.
A resolução aprovada e publicada pela instância já presume a adoção do ensino remoto para todo o ano letivo de 2020 e não apenas para o calendário de 20.1, sem um processo de avaliação e reflexão entre um período e outro de aulas. O calendário deverá ser cumprido até Março ou Abril de 2021.
Embora a resolução afirme que os programas têm autonomia para decidir se aderem às disciplinas remotas, há uma flexibilização para que as semanas letivas em cada regime possam ser encurtadas, visando enxutar os calendários e cumprir o prazo estabelecido para o ano letivo. Assim, se sugere que os regimes semestrais possam ter entre 12 e 15 semanas, os trimestrais entre 9 e 12 semanas, e os bimestrais entre 6 a 8 semanas letivas. Todos com no máximo uma semana de recesso entre a transição para cada novo período letivo.
Inicialmente, a proposta era de que todos os programas trabalhassem com o calendário de tempo mínimo para todos os regimes e que o ano letivo de 2020 terminasse impreterivelmente em março de 2021. Assim como já estivesse previsto o início do ano letivo de 2021 na primeira semana de Abril. Entretanto, a proposta acabou sofrendo algumas alterações no processo decisório da Câmara.
Os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGCET) deliberaram em seus colegiados pela não adesão ao ensino remoto e a realização de atividades complementares ao longo do semestre 20.1.