Solicitação de declaração sobre a greve dos caminhoneiros recebida pelo Sintufsc em 28/05/2018

[Notícia] Posição das entidades representativas de categorias da UFSC em relação à greve dos caminhoneiros

Foto de solicitação de declaração encaminhada ao SINTUFSC pelo UFSC à esquerda.

Maria Fernandez – Redação UàE – 28/05/2018. Atualizado em 28/05/2018 às 16h23.

Diante da greve dos caminhoneiros e suas implicações todos os trabalhadores, o coletivo Jornalístico UFSC à Esquerda (UàE) tentou verificar na tarde de hoje, 28/05,2018, junto às entidades representativas de professores e técnico administrativos em educação (TAEs) da UFSC  seus posicionamentos. Entramos em contato com Sintufs, Andes e Apfusc.

SINTUFSC (Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado De Santa Catarina)

O Sintufsc é o sindicato que representa a maior parte dos Técnico Administrativos em Educação (TAEs) da UFSC, embora também tenha entre seus filiados professores e TAEs de outras instituições de ensino superior.

 A solicitação de declaração foi encaminhada por email e entregue pessoalmente ao diretor sindical Celso Martins. Na solicitação o UFSC à esquerda questiona à direção do Sintufsc: 1) sobre o posicionamento frente à greve dos caminhoneiros; 2) se há previsão de antecipar mobilização da categoria (visto que há assembleia prevista para quarta-feira (30/05); 3) sobre o que tem sido feito para fortalecer às lutas e greves dos trabalhadores, como indicado na posição da FAsUBRA;  e 4) como se dará a participação no Comitê especial organizado pela gestão da UFSC em reunião emergencial realizada na manhã de hoje.

Celso indicou verbalmente que demoraria a ter uma resposta oficial, visto que a próxima reunião da direção será em duas semana. Entretanto, ao publicar esta matéria verificamos que uma nota oficial saiu no site do sintufsc sobre a greve dos caminhoneiros e cancelando a assembleia da categoria de quarta-feira.

Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O Andes-SN, que representa os interesses dos professores da UFSC, reforçou o posicionamento da nota do ANDES nacional favorável à construção de uma greve geral.

 

Leia também: [Notícia] Diretoria nacional dos sindicatos dos docentes e dos TAEs declaram apoio a greve.

A presidente do ANDES UFSC, Célia Regina Vendramini, indicou por telefone que há um esvaziamento da universidade o que dificultaria uma mobilização de professores chamada para a UFSC nesse momento. Entretanto, a direção tem trabalhado no sentido de articular com as demais organizações parra construir a possibilidade de uma greve geral.

Hoje a noite haverá reunião das centrais sindicais inclusive para discutir encaminhamentos. O Andes estará nesse espaço, e também junto ao Fórum em defesa do serviço público, defendendo a posição nacional e trabalhando para articulação com as demais categorias.

Apufsc-Sindical – Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina

A APUFSC, que também representa professores, teve notícia publicada em seu site informando sobre suspensão do atendimento na sede do sindicato, conforme suspensão de atividades da UFSC.

Na notícia foram divulgados alguns telefones de contato de emergência para os professores. Entramos em contato em um dos números indicados e fomos informados do recesso na sede. Questionamos sobre um posicionamento da APUFSC em relação à greve dos caminhoneiros para o que nos indicaram que poderíamos verificar com o jornalista, mas que este só estará disponível na próxima segunda-feira devido ao recesso.

Diante da ausência de posição, encaminhamos a solicitação de declaração pro meio formulário de contato presente no site da entidade. Assim que tivermos algum retorno atualizaremos a informação.

Seguiremos acompanhando as notícias locais e nacionais relevantes em relação à greve dos caminhoneiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *