Maria Fernandez – Redação UàE – 20/08/2018
No último sábado, 18/08/2018, ocorreu a solenidade de apresentação da gestão 2018-2022 da UFSC e ato de designação do Centro de Cultura e Eventos com o nome do reitor anterior: Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
Na solenidade, que estava programada para ocorrer às 10 h no auditório Garapuvu do Centro de Eventos, estavam presentes autoridades nacionais e estaduais entre ex-reitores, dirigentes de instituições de ensino e comunidade acadêmica.
A mesa composta: pelo Reitor e Vice-reitora (Ubaldo Cesar Balthazar e Alacoque Lorenzini Erdmann), o Presidente do Conselho de Curadores, o Presidente da ANFIFES e o da ACAFE empossou 20 membros da equipe, entre pró-reitores e secretários, que comporão a gestão pelos próximos 4 anos. Conforme lista divulgada na página de notícias da UFSC, segue abaixo a equipe:
Alvaro Guillermo Rojas Lezana – Diretor Geral Aureo Mafra de Moraes – Chefe de Gabinete Gelson Luiz de Albuquerque – Assessor Institucional Alexandre Marino Costa – Pró-Reitor de Graduação Carla Cristina Dutra Búrigo – Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas Cristiane Derani – Pró-Reitora de Pós-Graduação Jair Napoleão Filho – Pró-Reitor de Administração Pedro Luiz Manique Barreto – Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Rogério Cid Bastos – Pró-Reitor de Extensão Sebastião Roberto Soares – Pró-Reitor de Pesquisa Alexandre Moraes Ramos – Secretário de Inovação Fernando Ostuni Gauthier – Secretário de Educação a Distância Francis Solange Vieira Tourinho – Secretária de Ações Afirmativas e Diversidades Juliano Fernandes da Silva – Secretário de Esportes Leandro Luiz Oliveira – Secretário de Segurança Institucional Lincoln Paulo Fernandes – Secretário de Relações Internacionais Liz Beatriz Sass – Secretária de Aperfeiçoamento Institucional Maria de Lourdes Alves Borges – Secretária de Cultura e Arte Paulo Roberto Pinto da Luz – Secretário de Obras, Manutenção e Ambiente Vladimir Arthur Fey – Secretário de Planejamento e Orçamento.
A posse oficial do atual reitor pelo Ministério da Educação/ MEC em Brasília se deu em 27/07/2018. Ubaldo foi eleito em abril, no segundo turno das eleições, com 54,6 % dos votos contra 42,6 % de votos de Irineu de Souza.
Antes de ser eleito, com uma campanha que defendeu a continuidade do projeto de Cancellier, Ubaldo já havia assumido como reitor pro tempore. O Conselho Universitário definiu o nome de Ubaldo para assumir interinamente devido a sua condição de decano, membro mais antigo da Universidade, após uma sucessão de fatos que começou com a prisão do reitor Cancellier (14/09/2010), seu suicídio (02/10/2018) e o afastamento por saúde da vice-reitora (30/10/2017). As investigações da “Operação Ouvidos Moucos” não chegaram a comprovar que o antigo reitor teria se favorecido do esquema.
A atual equipe assume a gestão da UFSC em um momento em que a Universidade Pública, da forma como a conhecemos, está sob ataque. A continuidade do projeto de Cancellier pode significar uma consolidação de uma universidade voltada para as parcerias público-privadas, cada vez mais a serviço das necessidades de mercado.