[Notícia] Prefeitura de Florianópolis implementa Escola da Inteligência

Morgana Martins – UàE – 22/06/2018

A Prefeitura de Florianópolis, junto com a Secretaria de Educação, vai implementar onze estabelecimentos de ensino baseado em Augusto Cury e sua Teoria da Inteligência Multifocal. As escolas são intituladas “Escolas de Inteligência” e visam desenvolver a educação socioemocional¹ nas escolas Municipais. Essa metodologia já é utilizada em Itajaí desde 2017, implementada em em 36 estabelecimentos de ensino, contando com um público de 25 mil pessoas.

O objetivo, segundo Maurício Fernandes Pereira, secretário da Educação, é melhorar os índices de aprendizagem, reduzir a indisciplina, aprimorar as relações interpessoais e aumentar a participação da família na formação dos alunos, diminuir a violência, o uso de drogas e a evasão escolar.

As escolas em que essa metodologia será implementada são: Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus), Maria Tomázia Coelho (Santinho), Osvaldo Machado (Ponta das Canas), Osmar Cunha (Canasvieiras), João Alfredo Rohr (Córrego Grande), Henrique Veras (Lagoa da Conceição), João Francisco Garcez (Canto da Lagoa), Anísio Teixeira (Costeira do Pirajubaé), José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras), Batista Pereira (Alto Ribeirão) e Dilma Lúcia dos Santos (Armação Pântano do Sul). Após a experiência nessas escolas, a Prefeitura pretende ampliar essa metodologia para todas as escolas da Rede Municipal.

Essa implementação altera a educação de cerca de 5.600 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O material didático utilizado em sala de aula é organizado pela própria Escola da Inteligência e envolve as áreas de neurociência, psicologia e filosofia.

¹ Veja mais informações sobre o assunto em: http://porvir.org/especiais/socioemocionais/. Esse novo viés para a educação é também apontada nos guias da Unesco para a educação, baseada em quatro pilares: “aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *