Maria Helena Vigo – 31/08/2022 – Publicado originalmente em Universidade à Esquerda
Na rede estadual de educação de Santa Catarina está sendo implementada uma reforma dos Currículos dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), orientada pelas Diretrizes do Conselho Estadual de Educação (CEE), em sua resolução nº12/2022.
No entanto, o corpo docente tem apontado diversas problemáticas em tal reforma, como a abertura para até 80% do currículo ser realizado na modalidade de Educação à Distância (EAD) e a diminuição da carga horária da parte comum do currículo, impactando diretamente as disciplinas de Biologia, Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física e retirando do currículo a parte de Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho (CCTT). O que expressa uma concepção de ensino de menor qualidade direcionada para os estudantes da EJA.
As mudanças curriculares foram definidas pela Secretaria Estadual de Educação (SED) e enviadas prontas para as CEJAs. Diante deste cenário, professores dos núcleos de Florianópolis e São José organizaram uma carta e abaixo-assinado na qual são expostas as problemáticas da reforma e reivindicam um seminário para discussão e deliberação da reforma curricular com ampla participação, envolvendo os estudantes e professores das CEJAs.
Confira a Carta aberta do/as Professores/as do CEJA Florianópolis à Comunidade Escolar:
O abaixo-assinado pode ser acessado clicando aqui.