[Notícia] Próximo Çirculação da Balbúrdia debate luta de classe e raça no Brasil

Maria Alice de Carvalho – Redação UàE – 07/09/2020

Publicado originalmente em Universidade à Esquerda

A edição do Çirculação da Balbúrdia dessa semana terá como convidado para o debate Márcio Farias, doutor e mestre em Psicologia Social na PUC-SP e graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Em pesquisa, Márcio desenvolve estudos sobre pensamento social latino americano e relações raciais; questão racial e lutas de classes na América Latina; e trabalhadores imigrantes negros em São Paulo e Buenos Aires.

Neste espaço, Márcio apresentará seu ensaio intitulado “Uma esquerda marxista fora do lugar: pensamento adstringido e a luta de classe e raça no Brasil”, o qual já está disponível na Biblioteca da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (EFoP). Confira o resumo do ensaio:

Pretendo neste ensaio apresentar alguns pontos para discussão sobre o impasse que assola a esquerda marxista tradicional brasileira, suas novas formas e a esquerda pós-moderna diante da questão racial. Para tanto, resgato o debate do marxismo como teoria social que não só pode como já nos legou um amplo cabedal teórico sobre o tema, inclusive entre os intelectuais de esquerda no Brasil. No segundo momento, retomo as teses da recepção do marxismo no país, para, por fim, discutir a base teórica da esquerda contemporânea e as dificuldades e desafios para o marxismo brasileiro. Como considerações finais, assinalo a necessidade de um acerto de contas da teoria social marxista com o Brasil, naquilo que se vem produzindo enquanto ciência nas mais variadas áreas de conhecimento e que colocam em questão premissas retomadas e defendidas. Assim, o problema não é de ordem epistemológica e sim de apreensão do dado objeto de análise.”

O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira (10), às 18h30. Para participar do debate pela plataforma Zoom, é necessário realizar sua inscrição pelo site para receber o link da sala. O Çirculação será transmitido, também, pelo canal do Youtube.

O Circulação da Balbúrdia é um espaço voltado para divulgação da produção científica crítica realizada nas universidades públicas, que foram veementemente atacadas pelo ex-ministro da educação, Abraham Weintraub. A Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – EFOP promove esse espaço como mais uma forma de disputar o sentido das universidades públicas e permitir que pesquisadores apresentem e discutam suas teses e dissertações com quem vier a se interessar pelo objeto desenvolvido ao longo de sua trajetória de formação e investigação científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *