Foto: UFSC à Esquerda
Maria Alice de Carvalho – Redação UàE – 02/09/2019
Na manhã de hoje (02), os estudantes de graduação em psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reuniram-se em Assembleia para discutir pauta única: Greve.
A Assembleia reuniu cerca de 200 estudantes que, após longo debate, deliberaram por greve por tempo indeterminado. Os estudantes pautam através dessa Greve: a negação do programa Future-se em sua integralidade; o retorno das verbas cortadas da educação; a recontratação dos 95 trabalhadores terceirizados demitidos pela UFSC; e questionamento do orçamento da união e da dívida pública.
A avaliação da assembleia foi de que não há mais tempo a se esperar para iniciar uma forte mobilização contra o programa Future-se e os cortes na universidade pública; e que a única forma de construir essa luta é através de uma Greve.
Além disso, a Assembleia deliberou também que a psicologia construirá a ampla mobilização na UFSC que já vem ocorrendo, principalmente através do Movimento UFSC Contra o Future-se. E de que construirá o que for deliberado na Assembleia Unificada Universitária de hoje para combater o Future-se, seja a estratégia tirada uma Ocupação de Reitoria, de Centros de Ensino ou uma Greve da Educação.
Os estudantes de psicologia buscarão construir uma Assembleia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, junto aos outros cursos do referido Centro de Ensino.
Triste ver uma Instituição de Ensino respeitada como a UFSC estar nessas condições de abandono pelo governo, correndo o risco de até mesmo não ter vestibular para o próximo semestre. O que será das instruções de ensino público com esse desgoverno que hora se apresenta?