Maria Helena Vigo – Redação UFSC à Esquerda – 29/08/2022
Essa semana ocorrem duas assembleias convocadas pelas regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC) na região metropolitana da grande Florianópolis.
Dia 31 de agosto, às 18h, ocorrerá assembleia convocada pela regional de São José, que abarca também trabalhadores da educação do município de Palhoça. A Assembleia terá como pauta a análise de conjuntura, a hora-atividade e o relógio-ponto.
A assembleia ocorrerá no Centro Comunitário de Campinas, localizado na rua José Aurino de Matos, nº 230, no bairro Kobrasol. No chamado, a regional informa que será garantido intérprete de libras e cuidadores para os filhos de todos os trabalhadores, mediante informe prévio.
No dia 01/09, às 18h30, é a vez da regional de Florianópolis realizar sua assembleia. A regional abarca também trabalhadores do município de Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos. A Assembleia terá como pauta a hora-atividade, o ponto eletrônico, os ACT’s, o confisco dos 14% e a resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE/CS) nº012 (CEJA).
A assembleia será realizada no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC), localizado na Avenida Mauro Ramos, nº448, no centro de Florianópolis.
A resolução da CEE referente ao CEJA permite que os currículos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tenham até 80% de sua carga horária de disciplinas ministradas na modalidade de Educação a Distância (EaD), precarizando de forma intensa as condições de ensino justamente daqueles que já possuem uma série de percalços na sua trajetória pela educação.
As questões referentes à hora-atividade e à implementação do ponto eletrônico abarcam as inúmeras formas de contorno que o Estado realiza para não atender a este direito dos professores e à intensificação da precarização e controle do trabalho docente no Estado.
Leia também: [Entrevista] Ponto eletrônico nas escolas de SC: mais um episódio de ataque ao trabalho docente
Nas redes sociais do SINTE Florianópolis foi divulgado o chamado do Professor Luis Fernandes para a participação nas assembleias, reforçando o convite para os segundos professores e para os professores de anos iniciais, que ainda não têm seu direito à hora-atividade respeitado no Estado.
No último dia 16 de agosto, trabalhadores da educação estadual participaram de um ato de todos os servidores públicos do estado, para entrega de um projeto de lei para reverter o confisco de 14% da aposentadoria dos servidores estaduais.
As assembleias são importantes momentos de análise das problemáticas em torno do trabalho docente e de traçar estratégias de fortalecimento das lutas da categoria. É de grande importância que trabalhadores e trabalhadoras da educação participem e contribuam com a construção destes espaços.