Luiz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 27/01/2023
Moradores que ocupam o módulo III da moradia estudantil da UFSC, na Trindade, receberam ordem de despejo da reitoria nesta semana. Segundo relato, o prazo limite para saída é dia 3 de fevereiro, apenas sete dias após a notificação. A medida prevê também “uso da força policial” em caso de não cumprimento.
Moradores do módulo, entre eles estudantes da UFSC, estão convocando reunião aberta para este sábado (28), às 11h. A reunião será realizada no próprio módulo III da moradia e visa debater a situação de vulnerabilidade dos moradores.
Em fevereiro de 2016, uma situação semelhante ocorreu quando a reitoria decidiu autorizar a reintegração de posse do Módulo III com uso da Polícia Federal, expulsando os estudantes que ocupavam a moradia naquele momento.
Estudantes do campus de Florianópolis da UFSC sentem há décadas o impacto financeiro da elevada especulação imobiliária da cidade, sobretudo das regiões próximas às universidades. A moradia da UFSC oferece menos de 200 vagas ao um público superior a 30 mil estudantes, ou seja, menos de 1% da comunidade estudantil consegue ser contemplada com o programa.
Segundo os moradores, a justificativa para o despejo é que a reitoria pretende reformar o módulo para reabrir vagas por meio da PRAE. Entre as demandas, os proponentes da reunião sugerem uma reavaliação do prazo para que o despejo não aconteça sem tempo hábil para que os moradores possam encontrar outro domicílio.
Confira a íntegra do chamado para a reunião:
“Desde que iniciaram as férias nós, estudantes que ocupam, o módulo III da moradia estudantil (mais conhecido como PAEP) sofremos com a insegurança causada pelos boatos de que a PRAE ( Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis) tinha a intenção de nos expulsar.
Infelizmente, para desespero nosso, estudantes em situação de vulnerabilidade social, o boato se confirmou e nesta semana alguns moradores já receberam o ultimato para saírem do prédio, no prazo absurdo de 7 dias (até o dia 3), ainda junto disso veio a ameaça de que se não for acatada a ordem, a reitoria terá que fazer uso da força policial.
A situação é urgente, devido a isso, convocamos todas as organizações estudantis e militantes a apoiarem para pelo menos ganharmos um tempo hábil e não sermos jogados, e jogadas, na rua de um dia para o outro.
Como você pode ajudar?
1.Divulgando com geral da UFSC e organizações estudantis a convocatória.
2.Comparecendo na reunião de apoio.
3.Em caso de despejo, se disponibilizando a receber alguém.”