Doralice Dias – Redação UàE – 21/02/2019
Nessa sexta feira, 21, o segundo andar do Centro de Convivência foi fechado novamente pelo Departamento de Segurança da UFSC (Deseg). Segundo relato, aconteceu uma briga dentro do prédio, uma pessoa se feriu e o SAMU foi acionado, logo depois, a Polícia Militar também estava em cena. Nesse momento, a Deseg chamou a Marcenaria da Universidade para fechar a escada que dá acesso ao segundo andar e retirar as pessoas que estavam no prédio.
O Centro de Convivência foi reaberto durante a greve estudantil, no semestre 2019.2, pelos próprios estudantes. Eles reivindicavam a reapropriação do espaço porque seu uso sempre foi parte do cotidiano da Universidade, abrigava cineclubes, reuniões, shows, espaço de estudo, assembleias, etc.. Os estudantes, dessa maneira, entendiam que a perda do Centro de Convivência também era uma perda para a permanência estudantil. Durante toda a greve, cobraram da Reitoria uma reforma e que manutenção de limpeza e segurança se realizasse como qualquer outro prédio do campus.
Essa reivindicação não foi cumprida, e com a derrota da greve e o início das férias estudantis, o Centro de Convivência foi novamente abandonado, com algumas pessoas pernoitando no espaço. Na semana passada ocorreu um furto de uma caixa de som na sede da Associação de Pós-Graduandos (APG), que fica no térreo do mesmo prédio, e as reclamações sobre o descaso novamente chegou à Reitoria.
Buscada por esta reportagem, a Reitoria declarou que se encontrou nesta semana com a APG e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) para falar sobre a fragilidade da atual situação do Centro de Convivência, apontando a possibilidade de um eventual fechamento do segundo pavimento para a conclusão de reformas. O DCE confirmou que o encontro aconteceu. Segundo um representante, a discussão foi em tom informal e levantou possíveis horizontes de intervenção no Convivência, mas não resultou em encaminhamentos.