Imagem: Trabalhadores terceirizados em frente ao varandão do CCE/UFSC em março. UFSCàE.
Martim Campos – Redação UFSC à Esquerda – 28/06/2023
Os trabalhadores terceirizados sofrem mais uma vez retaliação pela empresa D&L: além do atraso no pagamento de seus salários, seis trabalhadores que participaram de atividades de greve foram demitidos. A denúncia desse ataque à Reitoria da UFSC foi feita na manhã da sexta-feira passada (23/06), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTUFSC), Sindicato dos Empregados em empresas prestadoras em serviços de asseio e conservação (Sindilimp) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). As entidades se colocaram ao lado dos trabalhadores terceirizados para expressar seu repúdio a essa atitude e exigem que os avisos prévios de demissão sejam revistos e que os trabalhadores tenham a garantia de emprego e salários em dia.
O boicote da empresa e descumprimento com direitos básicos de seus trabalhadores não é novidade: como o presidente da SINDILIMP relatou em entrevista feita em março para o UFSCàE, foram diversas ocorrências de descumprimento da empresa com os trabalhadores, que vão desde os atrasos até não pagamento de vale-transporte e vale-alimentação. Nos meses de março, abril e junho de 2023, os funcionários responsáveis pelos serviços básicos da Universidade, como limpeza e recepção, tem realizado greves para conseguir reivindicar seus salários em dia.
Leia também: Trabalhadores terceirizados da UFSC decidem por paralisar as atividades
Após reunião (23/06) com o Reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, foi agendada uma reunião para a próxima segunda-feira (03/07), às 15h30, para a discussão das exigências dos trabalhadores junto da participação da empresa D&L, da Procuradoria do Trabalho, da Procuradoria da UFSC, dos estudantes e do Sintufsc.
Nesse mesmo dia, 03/07, às 15h, ocorrerá um ato de repúdio em frente à Reitoria, que está sendo convocado pelos Sindilimp. Reforçamos a convocação para que entidades, estudantes e trabalhadores estejam presentes nesse ato. Todo o apoio a luta dos trabalhadores terceirizados por seus salários e repúdio as represálias da empresa!