Fonte: Sintufsc

[Notícia] TAEs da UFSC aderem à Paralisação Nacional do dia 24 de março

Imagem: Reprodução/Sintufsc

Maria Alice de Carvalho – Redação UFSC à Esquerda – 22/03/2021

Na manhã de hoje (22), os Técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se reuniram em Assembleia Geral, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), para debater e deliberar sobre a Paralisação Nacional dos Servidores Públicos no dia 24 de março (quarta-feira). 

O dia de paralisação faz parte do calendário de lutas organizado durante a Plenária Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical), da qual o Sintufsc participou com delegados e representantes da base.

A adesão à paralisação foi aprovada pela maioria da Assembleia, com a proposta de realização de atividades durante todo o dia. Foi proposto que se debata  sobre os ataques ao serviço público e a falta de medidas por parte do governo federal para conter a pandemia.

Estavam presentes na Assembleia 37 trabalhadores, dos quais 29 foram favoráveis à paralisação.

Dentre as reivindicações aprovadas pela Assembleia, estão a construção de uma Greve Geral dos trabalhadores; construção de greve conjunta dos servidores públicos; luta contra a Reforma Administrativa; luta contra as privatizações; pela auditoria cidadã da dívida; vacinação para todos já; fora Bolsonaro; lockdown em Santa Catarina; contra o retorno das aulas presenciais; e em defesa da ciência e da universidade.

Uma das atividades aprovadas para o dia 24 será uma live para debater a Reforma Administrativa, buscando analisar suas consequências para os serviços públicos e impactos para os TAEs da UFSC e para a população que depende desses serviços essenciais. A atividade contará com a participação de Marcos Palmeira, advogado especializado em Direito Público e Direito Tributário, com mediação do diretor jurídico do SINTUFSC, Antonio Marcos Machado.

Intervenções políticas também foram encaminhadas para ocorrer na cidade, com o objetivo de informar e alertar a população sobre a gravidade do momento que enfrentamos.

Comissões foram criadas para organizar as atividades do dia 24, as quais serão amplamente divulgadas pelo site e redes sociais do Sintufsc.

Durante a Assembleia, foi pedido ao Sindicato que cobre da Reitoria da UFSC mais rigor nas medidas de segurança e proteção aos TAES/UFSC e reforce o isolamento social com a suspensão das atividades presenciais não essenciais na Universidade. Apenas no estado de Santa Catarina, já se contabilizam 10 mil vítimas mortas pela Covid-19.

Além disso, os trabalhadores da UFSC se manifestaram solidários à greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da educação e apoio ao Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *