[Notícia] Trabalhadores da Comcap encerram greve em Florianópolis

Foto: Reprodução Sintrasem / Trabalhadores da Comcap votam pelo fim da greve em Florianópolis

Helena Lima – Redação UàE – 17/06/2020

A greve dos trabalhadores da Comcap de Florianópolis, que teve início na segunda-feira (15/06), foi encerrada ontem (16/06) em assembléia, após nova proposta da Prefeitura. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), os trabalhadores garantiram:

“Pagamento de 1/3 das férias; do adiantamento do 13° salário até 30/6; do adiantamento do salário aos funcionários que solicitarem; reconhecimento do direito a progressão e da gratificação das férias, com avaliação do pagamento retroativo em setembro, conforme condições financeiras do município e criação de uma comissão de trabalhadores para tratar do Plano de Incentivo aos Aposentados (PIA)”

No fim do mês de maio (29/05), os trabalhadores da Comcap entraram em estado de greve em sua primeira assembléia durante a pandemia do Covid-19. As falas expuseram a indignação da categoria em relação à Resolução 05 da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que retira inúmeros direitos do serviço público, como o adicional de terço de férias e o pagamento de horas extras; e com o Projeto de Lei Complementar 39, do governo Bolsonaro, que congela os salários dos funcionários públicos até 2021.

Além disso, ressaltaram o risco no trabalho que estão enfrentando sem as condições mínimas adequadas, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e transporte.

A categoria também exigia a manutenção dos contratos dos temporários em meio à pandemia e o cumprimento do Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA). Os contratos dos temporários foram renovados por mais 90 dias em sessão da Câmara dos Vereadores no dia 10 de junho.

A coleta dos lixos voltou ontem, de acordo com o Sintrasem: “Depois de uma greve dura e vitoriosa, os trabalhadores da Comcap retomam o trabalho. Com muita dedicação e garra os lixos estão sendo coletados e as ruas limpas. Com o esforço das equipes os roteiros seguem regularizados em todos os bairros”.

A greve dos trabalhadores da Comcap foi atacada fortemente pelas associações empresariais da cidade e seus jornalistas. A Associação Industrial de Florianópolis (Acif) defendeu em nota: “A greve dos servidores da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), iniciada na manhã desta segunda-feira (15), reforça a necessidade urgente de sua privatização”. A nota da associação foi reverberada também pelo jornalista Fabio Gadotti.

O colunista do NSC e porta-voz das associações patronais, Renato Igor, fez piada com a greve dos trabalhadores, afirmou que o movimento era ilegal e que a defesa de seus direitos é “oportunismo”. Além disso, alegou que “quem tem estabilidade e ganha acima do valor de mercado precisa ter bom senso também”, sendo que os salários na Comcap variam entre R$ 1300 e R$ 3300 atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *