Novo ato acontece hoje (03/04) em frente ao TRT no Rio
Imagem: Esquerda Diário – Mobilização ocorrida em setembro de 2022
Flora Gomes – Redação Universidade à Esquerda – 03/05/2023
Trabalhadores da enfermagem continuam realizando mobilizações em defesa do novo piso salarial da categoria. No final do ano passado, a lei que estabelecia o novo piso havia sido sancionada pelo Presidente da República, mas foi barrada um mês depois em decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje (03/04) os enfermeiros se reúnem em ato em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no Rio de Janeiro, onde haverá uma audiência entre os trabalhadores e os representantes dos hospitais.
A categoria vem realizando uma série de mobilizações. Na última quarta-feira (29/03) os trabalhadores estiveram reunidos em Brasília para exigir a aprovação da Medida Provisória (MP). As entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem estiveram em protesto na Praça das Bandeiras e realizaram uma marcha na Esplanada dos Ministérios. Na semana anterior, o Presidente Lula (PT) havia declarado que estava comprometido com a pauta.
O ministro Luís Roberto Barroso alegou falta de orçamento no ato da suspensão do novo piso no ano passado. Após seis meses dessa decisão, a mobilização da categoria ocorre no mesmo momento em que é discutida a proposta do novo regime fiscal. Segundo informações da Agência Brasil, o novo piso salarial da enfermagem deve ficar fora do limite de gastos que está sendo definido pelo Governo Lula. Na nova regra, as despesas com gastos primários devem corresponder, no máximo, a 70% das receitas.