[Notícia] Trecho da ferrovia de integração Oeste-Leste na Bahia é leiloado hoje

Foto: Cerimônia de inauguração da Ferrovia Norte-Sul. Foto: Alan Santos/PR

Helena Lima – Redação Universidade à Esquerda – 08/04/2021

O trecho 1 da ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 1), com 537 quilômetros, na Bahia, terá seu leilão de concessão hoje, dia oito. Cerca de 75% das obras já foram concluídas pela estatal Valec com investimento público, e a finalização da ferrovia ficará a cargo da concessionária. Além disso, o edital de concessão da Fiol garante que o novo operador possa construir um terminal portuário privado no Porto Sul.

A princípio a mineradora Bahia Mineração (Bamin), empresa do grupo cazaque Eurasian Resources Group, que explora minério de ferro no interior do estado, é a maior interessada no leilão. A empresa já está envolvida na construção de um terminal de uso privado (TUP) no Porto Sul, juntamente com o governo baiano, e as obras devem ser concluídas no ano que vem.

“No caso da Fiol, teremos um sistema de minas-ferrovia-porto, que é um clássico. Obviamente a ferrovia acaba sendo muito atrativa para quem é o dono da carga, para quem opera a mina, mas é bom que se diga que é uma ferrovia de integração”, afirmou o ministro Tarcísio.

O interesse do capital cresceu pela declaração do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de que iria levar adiante os demais trechos da Fiol, conectando-a com a Ferrovia Norte-Sul, o que traria mais cargas do agronegócio à via. A construção e concessão da via também faz parte do projeto de ampliar a participação ferroviária em detrimento da rodoviária na matriz de transportes no país.

 

Novos trilhos de ferrovia, Nordeste. Fonte: Valor Econômico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *